REDUÇÃO DE DANOS E ADOLESCÊNCIA (S): UMA INTERVENÇÃO EM UM CONJUNTO HABITACIONAL PERIFÉRICO

Code: 200500366
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Título

REDUÇÃO DE DANOS E ADOLESCÊNCIA (S): UMA INTERVENÇÃO EM UM CONJUNTO HABITACIONAL PERIFÉRICO

Autores(as):
  • Viviane Rodrigues Lima

    LIMA, V. R

  • Sarah Oliveira Aguiar

    AGUIAR, S.O

  • Maria De Nazaré Eufrásio Alves

    ALVES, M.N.E

  • Amanda Kelly Viana Cezário

    CEZÁRIO, A. K. V.

  • Gleicivânia Eleutério De Oliveira

    OLIVEIRA, G. E.

  • Anne Graça De Sousa Andrade

    ANDRADE, A.G.S

DOI
10.37885/200500366
Publicado em

21/07/2020

Páginas

177-182

Capítulo

22

Resumo

Considera-se importante potencializador do trabalho do psicólogo no contexto de grupos o diálogo, como forma de transformação social e aprendizado das diferentes formas de ver e compreender os olhares das demandas que se apresentam. Fundamentado nisto, através da disciplina de Estágio Básico II, realizou-se uma intervenção com objetivo realizar a prática da redução de danos sob o aspecto da violência, através do diálogo entre de adolescentes de um colégio de um bairro periférico da cidade de Sobral e observar suas representações acerca de temas como: saúde, adolescência e comunidade. Realizada por discentes da Faculdade Luciano Feijão, teve como participantes 11 alunos de séries variadas. A metodologia utilizada baseia-se no relato de experiência que contou com três momentos: apresentação e acolhida através de música e convite a todos sentarem-se no chão da sala de aula; círculo de cultura com palavras geradoras em papéis no chão e dentro de balões; discussão dos temas, iniciando pela palavra “Saúde”, estopim da conversa acerca das demais palavras, apresentadas conforme os adolescentes liam seus papéis. Como resultado, observou-se, diante de cada palavra, como local de pertencimento e contextos refletiam no modo de expressão dos alunos. A exemplificar, “rua”, que para alguns significava “bala”, remetendo armas de fogo. Assim, foi possível observar as representações dos adolescentes sobre os conceitos pré-estabelecidos trazidos, acessando através do diálogo um pouco do contexto em que estes adolescentes se encontram, sinalizando, através dos feedbacks positivos a necessidade de mais intervenções e políticas públicas que os tenham como beneficiários.

Palavras-chave

Intervenção; Psicologia; Redução de Danos; Adolescência

Autor(a) Correspondente
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