REDUÇÃO DE DANOS E ADOLESCÊNCIA (S): UMA INTERVENÇÃO EM UM CONJUNTO HABITACIONAL PERIFÉRICO
Viviane Rodrigues Lima
LIMA, V. R
Sarah Oliveira Aguiar
AGUIAR, S.O
Maria De Nazaré Eufrásio Alves
ALVES, M.N.E
Amanda Kelly Viana Cezário
CEZÁRIO, A. K. V.
Gleicivânia Eleutério De Oliveira
OLIVEIRA, G. E.
Anne Graça De Sousa Andrade
ANDRADE, A.G.S
21/07/2020
177-182
22
Considera-se importante potencializador do trabalho do psicólogo no contexto de grupos o diálogo, como forma de transformação social e aprendizado das diferentes formas de ver e compreender os olhares das demandas que se apresentam. Fundamentado nisto, através da disciplina de Estágio Básico II, realizou-se uma intervenção com objetivo realizar a prática da redução de danos sob o aspecto da violência, através do diálogo entre de adolescentes de um colégio de um bairro periférico da cidade de Sobral e observar suas representações acerca de temas como: saúde, adolescência e comunidade. Realizada por discentes da Faculdade Luciano Feijão, teve como participantes 11 alunos de séries variadas. A metodologia utilizada baseia-se no relato de experiência que contou com três momentos: apresentação e acolhida através de música e convite a todos sentarem-se no chão da sala de aula; círculo de cultura com palavras geradoras em papéis no chão e dentro de balões; discussão dos temas, iniciando pela palavra “Saúde”, estopim da conversa acerca das demais palavras, apresentadas conforme os adolescentes liam seus papéis. Como resultado, observou-se, diante de cada palavra, como local de pertencimento e contextos refletiam no modo de expressão dos alunos. A exemplificar, “rua”, que para alguns significava “bala”, remetendo armas de fogo. Assim, foi possível observar as representações dos adolescentes sobre os conceitos pré-estabelecidos trazidos, acessando através do diálogo um pouco do contexto em que estes adolescentes se encontram, sinalizando, através dos feedbacks positivos a necessidade de mais intervenções e políticas públicas que os tenham como beneficiários.
Intervenção; Psicologia; Redução de Danos; Adolescência
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