REDES SOCIAIS VIRTUAIS PARA O EMPREENDEDORISMO: O CASO DAS MULHERES DO BAIRRO SANTA MADALENA EM SANTO DE JESUS-BA

Code: 231215245
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Título

REDES SOCIAIS VIRTUAIS PARA O EMPREENDEDORISMO: O CASO DAS MULHERES DO BAIRRO SANTA MADALENA EM SANTO DE JESUS-BA

Autores(as):
  • Érica Peixoto Gomes

    Gomes, Érica Peixoto

  • Jean Cristina Carneiro Rios

    Rios, Jean Cristina Carneiro

DOI
10.37885/231215245
Publicado em

19/01/2024

Páginas

90-99

Capítulo

5

Resumo

O objetivo do estudo foi identificar as ferramentas tecnológicas utilizadas pelas mulheres empreendedoras do bairro Santa Madalena e o impacto da utilização ou não destas ferramentas digitais para a divulgação e a comercialização dos produtos desenvolvidos. Durante o primeiro semestre de 2020, a Bahia fechou 60.391 postos de trabalho, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério da periferia. Em Santo Antônio de Jesus, durante o período de janeiro a junho de 2020, ocorreram 3.628 demissões contra 2.324 desligamentos, gerando saldo negativo de 1.304 postos de trabalho formais. A estratégia metodológica envolveu a dimensão participativa e dialógica, embasada na estratégia de estudo de caso. A aproximação com as mulheres foi estabelecida a partir de contatos com duas lideranças locais que prontamente organizaram o primeiro encontro. O calendário para as rodas de conversas foi estabelecido a partir da disponibilidade das mulheres.

Palavras-chave

Mulheres; Santo Antônio de Jesus; Empreendedorismo; Redes sociais.

Autor(a) Correspondente
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