RECURSOS HÍDRICOS, NOS CENTROS URBANIZADOS DAS GRANDES CIDADES BRASILEIRAS: AS ENCHENTES PROVOCADAS PELA URBANIZAÇÃO DESORDENADA

Code: 240115522
1
0
Título

RECURSOS HÍDRICOS, NOS CENTROS URBANIZADOS DAS GRANDES CIDADES BRASILEIRAS: AS ENCHENTES PROVOCADAS PELA URBANIZAÇÃO DESORDENADA

Autores(as):
  • Edson Assunção Mareco Mareco

    Mareco, Edson assunção

  • Ricardo Terenzi Terenzi

    Terenzi, Ricardo

DOI
10.37885/240115522
Publicado em

30/03/2024

Páginas

143-152

Capítulo

10

Resumo

Diante da crescente consciência ambiental relacionada à limitação dos recursos naturais, o sistema de drenagem urbana apresenta conexão com vários elementos da infraestrutura urbana e deve ser tratada de modo responsável, cabendo ressalta o papel importante que ela exerce em relação a fatores socioeconômicos, ambientais e os cuidados que devemos tomar com os recursos hídricos nos centros urbanizados das Grandes Cidades. Desta forma os principais impactos das inundações nas grandes cidades, vêm deteriorando a qualidade de vida da população, devido ao aumento da frequência e do nível das inundações, prejudicando a qualidade da água, e o aumento da presença de materiais sólidos no escoamento pluvial. As inundações podem causar doenças que surgem do contato direto com a água contaminada, como a leptospirose, a febre tifoide e a hepatite. As bacias de detenção e retenção são obras, hidráulicas de drenagem urbana com a finalidade de estocar temporariamente e/ou infiltrar as águas pluviais, determinando o rearranjo temporal e/ou a redução das vazões escoadas. Os reservatórios de detenção e retenção são extremamente eficazes para grandes cidades, com elevada taxa de impermeabilização, a utilização desse modelo, começa a ser cada vez mais divulgado e aplicado no estudo de solução de controle de cheias e inundações urbanas. Neste contexto quero destaca, a necessidade de mostrar ações preventivas, onde ainda forem possíveis e corretivas, onde o problema já se encontra instalado. Demonstrar possíveis, erros cometidos ao incorporar a drenagem após o desenvolvimento urbano, demonstrando o custo elevado e a impossibilidade técnica econômica. No Brasil, o sistema de drenagem urbana foi construído ao longo de anos de forma descontinuada. Em suma, o sistema de drenagem urbana, enfrenta desafios relacionados ao crescimento desordenado das cidades, falta de manutenção e investimento inadequado. No entanto, a adoção de técnicas sustentáveis e um planejamento integrado podem contribuir para uma melhor gestão das águas pluviais e redução de problemas relacionados à drenagem urbana.

Palavras-chave

consciência ambiental, limitação dos recursos naturais, sistema de drenagem urbana, inundações, bacias de detenção e retenção.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.