RECURSO DIGITAL NO NOVO ENSINO MÉDIO: UMA ESTRATÉGIA PARA O APROFUNDAMENTO NO ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DE UM SIMULADOR

Code: 230312391
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Título

RECURSO DIGITAL NO NOVO ENSINO MÉDIO: UMA ESTRATÉGIA PARA O APROFUNDAMENTO NO ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DE UM SIMULADOR

Autor(a):
  • Ramon De Sá Pereira

    Pereira, Ramon de Sá

DOI
10.37885/230312391
Publicado em

29/03/2023

Páginas

180-188

Capítulo

21

Resumo

As transformações que a sociedade sofre com o passar do tempo atingem também a educação. Estão disponíveis diversas ferramentas oriundas do avanço da tecnologia que podem ser empregadas dentro da sala de aula, possibilitando novos meios de ensinar. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) atendem a esses avanços e buscam dinamizar mais o processo de ensino-aprendizagem. No contexto do Novo Ensino Médio, em que diversas mudanças foram implantadas, e entre elas a redução da carga horária de alguns componentes curriculares, como por exemplo na Física, a utilização de recursos digitais configura-se como uma saída para a perda de horas-aulas sofridas pela disciplina regular. Tal entendimento deu-se pelas atividades desenvolvidas neste trabalho, em que foi utilizado um simulador digital, o PhET, nas aulas de algumas das novas disciplinas desse mesmo Novo Ensino Médio. É apresentado como a realização de experimentos virtuais com o PhET, durante essas disciplinas, pode acentuar no ganho da compreensão dos conceitos da Física estudados na disciplina regular.

Palavras-chave

TIC’s, novo ensino médio, ensino-aprendizagem, PhET, física

Autor(a) Correspondente
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