RECOMENDAÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE NO USO DA CANÇÃO PELO PROFESSOR DE HISTÓRIA

Code: 210102942
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Título

RECOMENDAÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE NO USO DA CANÇÃO PELO PROFESSOR DE HISTÓRIA

Autor(a):
  • Max Alves

    Alves, Max

DOI
10.37885/210102942
Publicado em

03/05/2021

Páginas

399-407

Capítulo

27

Resumo

O uso da canção pelo professor de História aparece na literatura especializada no tema envolto de recomendações a serem seguidas para que a prática docente seja mais pertinente e proveitosa. O objetivo do artigo é apresentar uma reunião de recomendações à prática docente do professor de História quando do uso da canção em suas atividades didáticas. A partir de uma pesquisa de mestrado que discute a prática docente do professor de História no uso da canção, com um levantamento de Estado do Conhecimento e de referencial teórico, foi possível notar que existe um conjunto de recomendações de uso da canção de maneira que colocam situações, práticas e procedimentos a serem realizados pelo professor. Tais recomendações são apresentadas como a forma mais pertinente do uso da canção pelo professor de História. No entanto, foi possível perceber que ainda há ausência de diálogo com o professor que pratica a ação do uso da canção em suas atividades. Diante das particularidades de cada sala de aula, a prática docente não tem (e nem deve contar) com possibilidade de total previsibilidade das situações. Reconhecendo a importância das discussões teóricas que desembocam nas recomendações de uso, emerge-nos a questão que é de como o professor lida com essas recomendações, identificando quais os princípios fundamentais para o uso, ainda é uma discussão que necessita de maiores estudos.

Palavras-chave

Prática docente, Canção no Ensino de História, Ensino de História.

Autor(a) Correspondente
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