REALIDADE VIRTUAL APLICADA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZADO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA

Code: 230312364
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Título

REALIDADE VIRTUAL APLICADA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZADO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA

Autor(a):
  • Simone Silva Frutuoso De Souza

    Souza, Simone Silva Frutuoso De

DOI
10.37885/230312364
Publicado em

31/05/2023

Páginas

545-559

Capítulo

37

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH XI

Resumo

Neste capítulo tem-se como proposta o desenvolvimento e aplicação da Realidade Virtual (RV) como Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para auxiliar no processo de ensino-aprendizado de disciplinas do Ensino Médio. A RV permite a interação e navegação de usuários em ambientes 3D mantidos por computador, utilizando de canais de mapeamento e análise do comportamento dos usuários, possibilitando a troca de informação entre o ambiente virtual e o usuário, afetando um ou vários sentidos humanos. É uma tecnologia de interação e entretenimento que pode ser aplicada com êxito para auxiliar nas estratégias de ensino em disciplinas do ensino médio. Com a evolução da educação, isto é, o aperfeiçoamento dos processos de exploração, descoberta, observação e construção de conhecimento, novas ferramentas de ensino vêm surgindo, de onde destacam-se os ambientes virtuais de aprendizagem por permitirem de uma maneira nova e diferente que pessoas possam fazer e realizar experimentos ou tarefas que elas não poderiam fazer no mundo físico/real, como voar, visitar lugares que não existem ou de difícil acesso através da manipulação e análise do próprio objeto de estudo. Assim a RV será fundamental nesse processo de evolução educacional, onde busca-se cada vez mais o uso de ferramentas digitais como TICs para a aplicação bem-sucedida de metodologias ativas de ensino em sala de aula, e principalmente neste momento de pandemia. Por conseguinte, o objetivo deste artigo refere-se ao desenvolvimento de um sistema interativo de RV por óculos, projetado, modelado e renderizado usando o software livre Blender, para auxiliar no ensino de disciplinas do ensino médio, especificamente nas aulas de biologia, podendo ser estendido a outras disciplinas.

Palavras-chave

Realidade Virtual, Tecnologia de Informação e Comunicação, Blender, Ensino, Metodologias Ativas

Autor(a) Correspondente
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