REALIDADE VIRTUAL APLICADA AO ENSINO

Code: 220308262
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Título

REALIDADE VIRTUAL APLICADA AO ENSINO

Autores(as):
  • Simone Silva Frutuoso Souza

    Souza, S. S. F.

  • Fábio Roberto Chavarette

    Chavarette, F. R.

  • Érica Baleroni Pacheco

    Pacheco, E. B.

  • Wiliam Geovani Fiirst

    Fiirst, W. G.

  • Fernando Parra dos Anjos Lima

    Lima, F. P. A.

DOI
10.37885/220308262
Publicado em

01/05/2022

Páginas

1015-1030

Capítulo

86

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH III

Resumo

Neste capítulo tem-se como proposta o desenvolvimento e aplicação da Realidade Virtual (RV) como Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para auxiliar no processo de ensino-aprendizado de disciplinas do Ensino Médio. A RV permite a interação e navegação de usuários em ambientes 3D mantidos por computador, utilizando de canais de mapeamento e análise do comportamento dos usuários, possibilitando a troca de informação entre o ambiente virtual e o usuário, afetando um ou vários sentidos humanos. É uma tecnologia de interação e entretenimento. Com a evolução da educação, isto é, o aperfeiçoamento dos processos de exploração, descoberta, observação e construção de conhecimento, novas ferramentas de ensino vêm surgindo, de onde destacam-se os ambientes virtuais de aprendizagem por permitirem de uma maneira nova e diferente que pessoas possam fazer e realizar experimentos ou tarefas que elas não poderiam fazer no mundo físico/real, como voar, visitar lugares que não existem ou de difícil acesso através da manipulação e análise do próprio objeto de estudo. Por conseguinte, o objetivo deste artigo refere-se ao desenvolvimento de um sistema interativo de RV por óculos, projetado, modelado e renderizado usando o software livre Blender, para auxiliar no ensino de disciplinas do ensino médio, especificamente nas aulas de biologia, podendo ser estendido a outras disciplinas.

Palavras-chave

Realidade Virtual, Tecnologia de Informação e Comunicação, Blender, Ensino, Metodologias Ativas.

Autor(a) Correspondente
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