QUÍMICA, MODELOS DE INSTABILIDADE E ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SOB A ÓTICA DO PENSAMENTO SISTÊMICO

Code: 211006535
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Título

QUÍMICA, MODELOS DE INSTABILIDADE E ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SOB A ÓTICA DO PENSAMENTO SISTÊMICO

Autor(a):
  • Maria Gabriela Tiritan

    Tiritan, Maria Gabriela

DOI
10.37885/211006535
Publicado em

21/11/2021

Páginas

152-166

Capítulo

9

Resumo

O pensamento sistêmico pertence à visão interdisciplinar acerca dos sistemas complexos e provoca questionamentos sobre os princípios deterministas das ciências. Este trabalho avalia a teoria da complexidade e a química clássica, com objetivo de identificar se a comunidade científica e a escola têm usado o pensamento sistêmico nas atividades que envolvem esta disciplina. Foi empregada a pesquisa bibliográfica, tendo como referência os autores Edgar Morin em sua obra A Cabeça Bem Feita (1999) e o livro The Web of Life, de Fritjof Capra (1997). Com as referências, notou-se a importância de teorias científicas modernas que químicos desenvolveram utilizando o pensamento sistêmico, demonstrando alguns sistemas e reações químicas não lineares, que ocorrem em sistemas instáveis, afastados do equilíbrio. Foi possível contextualizar a Teoria da Complexidade e a Química Clássica, identificando a importância da abordagem sistêmica para o estudo desta ciência.

Palavras-chave

Pensamento Sistêmico, Química, Não linearidade, Ensino de Ciências.

Autor(a) Correspondente
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