QUESTÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: ANÁLISE EM PROJETOS PEDAGÓGICOS CURRICULARES

Code: 230111830
0
0
Título

QUESTÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: ANÁLISE EM PROJETOS PEDAGÓGICOS CURRICULARES

Autores(as):
  • Maressa Noemia Rodrigues Queiroz

    Queiroz, Maressa Noemia Rodrigues

  • Wesley Pacheco Calixto

    Calixto, Wesley Pacheco

  • Maria Eugênia Sebba Ferreira de Andrade

    Andrade, Maria Eugênia Sebba Ferreira de

DOI
10.37885/230111830
Publicado em

10/05/2023

Páginas

226-244

Capítulo

9

Resumo

O objetivo deste estudo é identificar a presença ou não das questões de gênero nos Projetos Pedagógicos Curriculares dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio ofertados no Instituto Federal de Goiás no Eixo Tecnológico Ambiente e Saúde. Nesta investigação foram identificados oito cursos, do total seis que se referem a cursos técnicos integrados ao ensino médio e dois na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Na perspectiva da educação emancipadora, a partir de pressupostos teóricos que compreendem a formação humana pelo viés da educação omnilateral, identifica-se que os Projetos Pedagógicos Curriculares adotam de forma incipiente as questões de gênero e estas necessitam ser melhor integradas.

Palavras-chave

Gênero; Análise de currículo; Educação Profissional e Tecnológica

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.