QUESTÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: ANÁLISE EM PROJETOS PEDAGÓGICOS CURRICULARES
Maressa Noemia Rodrigues Queiroz
Queiroz, Maressa Noemia Rodrigues
Wesley Pacheco Calixto
Calixto, Wesley Pacheco
Maria Eugênia Sebba Ferreira de Andrade
Andrade, Maria Eugênia Sebba Ferreira de
10/05/2023
226-244
9
O objetivo deste estudo é identificar a presença ou não das questões de gênero nos Projetos Pedagógicos Curriculares dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio ofertados no Instituto Federal de Goiás no Eixo Tecnológico Ambiente e Saúde. Nesta investigação foram identificados oito cursos, do total seis que se referem a cursos técnicos integrados ao ensino médio e dois na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Na perspectiva da educação emancipadora, a partir de pressupostos teóricos que compreendem a formação humana pelo viés da educação omnilateral, identifica-se que os Projetos Pedagógicos Curriculares adotam de forma incipiente as questões de gênero e estas necessitam ser melhor integradas.
Gênero; Análise de currículo; Educação Profissional e Tecnológica
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