"QUEM SOU"- UMA INTERVENÇÃO LÚDICA EDUCACIONAL

Code: 220408468
9
8
Título

"QUEM SOU"- UMA INTERVENÇÃO LÚDICA EDUCACIONAL

Autores(as):
  • Eduardo Fernandes Bueno

    Bueno, Eduardo Fernandes

  • Rosana de Andrade Araújo Pinto

    Araújo Pinto, Rosana de Andrade

DOI
10.37885/220408468
Publicado em

01/05/2022

Páginas

1180-1189

Capítulo

97

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH III

Resumo

A componente curricular matemática é considerada ainda por muitos um “bicho de sete cabeças”, com gráficos complexos e de difícil entendimento. Nesse contexto, o projeto Matemática: Intervenção em ação teve como objetivo criar um jogo didático: Quem sou, cujo conteúdo auxiliasse a análise e percepção das características dos dados de gráficos de funções de segundo grau, utilizando-se de uma aprendizagem baseada no desenvolvimento da inteligência lógico matemática e de interação social. O projeto foi organizado em quatro etapas: elaboração do jogo, aplicação, realização do questionário de avaliação do jogo, e por fim, recolhimento e análise dos dados obtidos. A aplicação do jogo foi realizada no horário da aula de matemática dos estudantes e, ao final da aplicação e da avaliação dos dados obtidos, concluiu-se que a competitividade e o lúdico se tornaram importantes fatores para o aprendizado na experiência usada.

Palavras-chave

Lúdico, Interação, Jogo, Matemática, Gráficos.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.