QUEIXA ATENCIONAL E ALTERAÇÕES PSICOMOTORAS EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTUDO COMPARATIVO

Code: 210906032
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Título

QUEIXA ATENCIONAL E ALTERAÇÕES PSICOMOTORAS EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTUDO COMPARATIVO

Autores(as):
  • Ana Paula Gasparotto Paleari

    Paleari, Ana Paula Gasparotto

  • Ana Vera Niquerito-Bozza

    Niquerito-Bozza, Ana Vera

  • Dagma Venturini Marques Abramides

    Abramides, Dagma Venturini Marques

  • Maria De Lourdes Merighi Tabaquim

    Tabaquim, Maria de Lourdes Merighi

DOI
10.37885/210906032
Publicado em

02/12/2021

Páginas

335-352

Capítulo

20

Resumo

Objetivo: investigar aspectos estratégicos da atenção de crianças com dificuldades psicomotoras e de leitura-escrita. Método: participaram 45 crianças, ambos os gêneros, de oito a doze anos e 11 meses, do 3º ao 6º ano do Ensino Fundamental, escola pública, compondo três grupos: GI - queixa atencional e baixo rendimento escolar; GII - com alterações neuropsicomotoras e queixa atencional; GIII - sem queixa escolar, psicomotora e atencional. Instrumentos: Protocolo de Avaliação das Funções Psicomotoras; Protocolo de Triagem Escolar para Pais e Professores; Teste de Desempenho Escolar; Teste Matrizes Progressivas Raven; Trail Making Test; Stroop Color Word Test; Teste de Atenção (Tavis-4); Torre de Londres; Teste Wisconsin de Classificação de Cartas e Teste de Cancelamento - Figuras Geométricas e Letras em Fileira (TC - FG e LF). Resultados: sobre os desempenhos intelectuais, GII apresentou recursos mais limitados no raciocínio perceptual de espaço-temporal lógico. No nível atencional, GII apresentou o maior número de erros por omissão e maior tempo de reação na atividade, principalmente no tipo alternado. Sobre a capacidade de planejamento e estratégia, GI e GII obtiveram pontuações inferiores ao controle. Quanto ao gerenciamento na resolução de problemas cognitivos, os índices de dificuldades conceituais de GI e GII foram considerados altos. Conclusão: Apesar de tanto o GI quanto o GII evidenciarem mais prejuízo, comparados ao controle, nas tarefas que exigiram as funções executivas, o GII foi o grupo que apresentou desempenhos mais rebaixados nas tarefas submetidas, que requeriam a função atencional, estratégias de raciocínio, flexibilidade cognitiva e memória de trabalho visual.

Palavras-chave

Atenção, Desempenho psicomotor, Neuropsicologia, Avaliação Neuropsicológica.

Autor(a) Correspondente
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