QUÃO CONFIÁVEL É O TRIPADVISOR?: UMA ANÁLISE DE VIAGEM AO RIO NEGRO (AMAZONAS)

Code: 220609163
11
3
Título

QUÃO CONFIÁVEL É O TRIPADVISOR?: UMA ANÁLISE DE VIAGEM AO RIO NEGRO (AMAZONAS)

Autores(as):
  • Ana Lúcia Moura Novais

    Novais, Ana Lúcia Moura

  • Belmiro Do Nascimento João

    João, Belmiro Do Nascimento

DOI
10.37885/220609163
Publicado em

30/08/2022

Páginas

206-223

Capítulo

13

Resumo

Objetivo: Analisar a percepção de turistas estrangeiros sobre viagem ao Rio Negro, Amazonas, por meio dos comentários registrados no portal TripAdvisor.com e como este conteúdo gerado pelo usuário pode afetar a percepção do turista. Métodos: Utilizou-se de 130 comentários públicos registrados no TripAdvisor em fevereiro de 2017 utilizando-se a técnica de análise de sentimentos, análise de conteúdo e análise de conteúdo quantitativo por meio de software estatístico (Linguagem R). Resultados: Com o resultado da análise de sentimentos foram obtidos 52 comentários “neutros”, de um total de 130, o que indica viéses na base de dados. Por meio da análise de conteúdo evidenciou-se a tessitura de um texto não característico de nativos de língua inglesa. Conclusão: Não podendo generalizar foi possível identificar a inserção de comentários falsos com o intuito de promover operadores turísticos locais. Comentários estes que podem impactar a percepção de credibilidade dos conteúdos gerados por mídia e pelo usuário.

Palavras-chave

Conteúdo Gerado pelo Usuário (CGU), TripAdvisor, Análise de Conteúdo, Turismo Selvagem, Análise de Sentimentos.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.