QUANDO O PACIENTE MORRE?! SENTIMENTOS E VIVÊNCIAS DE DISCENTES FRENTE À MORTE DE PACIENTES NA PRÁTICA DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA HOSPITALAR

Code: 200600520
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Título

QUANDO O PACIENTE MORRE?! SENTIMENTOS E VIVÊNCIAS DE DISCENTES FRENTE À MORTE DE PACIENTES NA PRÁTICA DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA HOSPITALAR

Autores(as):
  • Taiana Nonato De Barros

    BARROS, T. N.

  • Brenda Karoline Souza Da Fonseca

    FONSECA, B. K. S.

  • Arina Marques Lebrego

    LEBREGO, A. M.

DOI
10.37885/200600520
Publicado em

21/07/2020

Páginas

188-196

Capítulo

24

Resumo

O presente estudo se dispôs a investigar como os discentes do curso de Psicologia, que estão realizando estágio no âmbito hospitalar têm lidado com a morte de pacientes. Apesar de o tema morte ser abordado em algumas disciplinas durante o período acadêmico, ele ainda é um tema tabu. Esta pesquisa, portanto, se justifica diante das reflexões que emergem sobre a importância da educação para morte, uma vez que pode auxiliar e embasar o enfrentamento dos discentes estagiários diante dos sentimentos e impactos vividos frente às perdas, uma vez que a não elaboração de um luto possa gerar adoecimento psíquico. Para realização das entrevistas utilizamos o método clínico-qualitativo, com 30 discentes do curso de psicologia de uma Instituição de Ensino Superior - IES. Os resultados apontam há uma necessidade de se falar e trabalhar, de maneira ampla e didática, o processo de morte e morrer durante a graduação, 90% dos entrevistados afirmou que não se sentiram preparados pela graduação para lidar com o processo de morte e morrer. Alguns dos sentimentos encontrados nas falas dos entrevistados que perderam pacientes foram: tristeza, impotência, medo, vergonha, angústia, dificuldade em fazer o luto e reações psicossomáticas. Tendo em vista que os discentes de psicologia estão suscetíveis a lidar com a finitude em diferentes áreas de atuação, principalmente na área hospitalar, destacamos a relevância de buscar formas de auxiliá-los em seus processos de enfrentamento diante do processo de perdas.

Palavras-chave

morte; discentes de psicologia; sentimentos; vivências.

Autor(a) Correspondente
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