QUALIDADE DE VIDA, ESCOLARIDADE E CLASSE SOCIAL ENTRE IDOSOS PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE CANTO CORAL

Code: 210203101
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Título

QUALIDADE DE VIDA, ESCOLARIDADE E CLASSE SOCIAL ENTRE IDOSOS PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE CANTO CORAL

Autores(as):
  • Ana Caroline de Paula

    Paula, Ana Caroline de

  • Fabio Ricardo Hilgenberg Gomes

    Gomes, Fabio Ricardo Hilgenberg

  • Gerson Flores-gomes

    Flores-Gomes, Gerson

  • Crismarie Casper Hackenberg

    Hackenberg, Crismarie Casper

  • Mariana Lacerda Arruda

    Arruda, Mariana Lacerda

  • Taís Glauce Fernandes de Lima Pastre

    Pastre, Taís Glauce Fernandes de Lima

  • Aline Bichels

    Bichels, Aline

  • Valdomiro de Oliveira

    Oliveira, Valdomiro de

  • Gislaine Cristina Vagetti

    Vagetti, Gislaine Cristina

DOI
10.37885/210203101
Publicado em

04/06/2021

Páginas

256-271

Capítulo

18

Resumo

Objetivo: comparar qualidade de vida (QV), escolaridade e classe social entre idosos praticantes e não praticantes de canto coral. Métodos: pesquisa descritiva comparativa do tipo transversal com amostra intencional. Participaram da pesquisa 96 idosos com idade entre 60 e 90 anos, distribuídos em três grupos: grupo canto coral, grupo controle I - atividade física (GCI) e grupo controle II - não praticantes de canto coral e/ou atividade física (GCII), oriundos de diferentes regiões de Curitiba. Instrumentos de coleta de dados: questionário sociodemográfico, classificação econômica, WHOQOL-BREF e WHOQOL-OLD. A análise descritiva foi exposta em média e desvio padrão das variáveis investigadas. Para a análise comparativa foi utilizado o teste não paramétrico de Kruskal-Wallis e verificada pelo teste de Bonferroni. Resultados: em todos os domínios da QV avaliados pelo WHOQOL-BREF o GCC teve melhores médias em relação ao GCII. O GCI apresentou maior média de escolaridade, que teve predominância em ensino médio completo e superior completo. Em relação à classe social, a média dos grupos foi classe B. Na análise comparativa foi possível identificar diferenças significativas entre os grupos em relação ao domínio Funcionamento do Sensório (X2(2)=8,85; p=0,01), Participação Social (X2(2)= 6,70; p=0,03), domínio Morte e Morrer (X2(2)= 8,30; p=0,01), Escolaridade (X2(2)= 9,76; p=0,008) e Classe social (X2(2)=6,73; p=0,03), e na interação entre os grupos, no domínio Funcionamento do Sensório (p=0,01) e domínio Morte e Morrer (p=0,01). Considerações finais: considera-se que participar de atividades regulares destinadas aos idosos, como o canto coral, podem ser ferramentas para melhor percepção de QV de idosos.

Palavras-chave

Qualidade de vida. Escolaridade. Nível social. Canto Coral. Pessoa Idosa.

Autor(a) Correspondente
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