QUALIDADE DA ÁGUA DE CONSUMO HUMANO QUE ABASTECE ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS – MA
Ana Carolina Da Silva Muniz
Muniz, A.C.S.
Amanda Mara Teles
Teles, A.M.
Edmilson Silva Diniz Filho
Diniz Filho, E.S.
Rafaely De Almeida Brito
Brito, R.A.
Rebeca Cotrim Aragão Da Conceição
Conceição, R.C.A.
Thais Camila Pereira Veloso
Veloso, T.C.P.
Valonia Cristina Garcia Rodrigues
Rodrigues, V.C.G.
Nancyleni Pinto Chaves Bezerra
Bezerra, N.P.C.
Danilo Cutrim Bezerra
Bezerra, D.C.
Viviane Correa Silva Coimbra
Coimbra, Viviane Correa Silva
31/05/2023
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CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE: INTEGRANDO SABERES EM DIFERENTES CONTEXTOS - VOLUME 3
O ambiente escolar é um local com grande número de circulação de pessoas, sendo esse local alvo do monitoramento e controle pela Vigilância Sanitária Ambiental para o consumo humano de água. Essa água precisa estar dentro dos padrões de potabilidade seguindo a legislação vigente e livre de contaminantes físicos, químicos e/ou biológicos. Mesmo com o tratamento adequado, a água pode apresentar riscos durante sua distribuição. Ness contexto o objetivo do presente trabalho foi avaliar a qualidade da água para consumo humano em escolas públicas, localizadas no município de São Luís. Para tanto foram amostradas sete escolas públicas do ensino médio, com coleta de água para análise laboratorial e observações in loco. Os parâmetros analisados foram pH, cloreto, temperatura, condutividade, dureza total, coliformes totais e Eschirichia coli. As análises de pH, temperatura e condutividade foram determinados in situ com o uso de equipamentos portáteis enquanto os demais parâmetros foram determinados no Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão. Os resultados demonstraram que a água que abastece cinco (71,2%) das sete escolas amostradas estão de acordo com a legislação vigente brasileira, enquadrando-se dentro do padrão de potabilidade preconizado pela Portaria do Ministério da Saúde nº 888/21.
Água, Escolas, Potabilidade, Monitoramento.
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