PUBLICIDADE, IDENTIDADE E FUTEBOL: LEITURAS POSSÍVEIS DO PÔSTER DA COPA DO MUNDO FIFA NA ÁFRICA DO SUL EM 2010

Code: 221010415
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Título

PUBLICIDADE, IDENTIDADE E FUTEBOL: LEITURAS POSSÍVEIS DO PÔSTER DA COPA DO MUNDO FIFA NA ÁFRICA DO SUL EM 2010

Autor(a):
  • Karen Cristina Kraemer Abreu

    Abreu, Karen Cristina Kraemer

DOI
10.37885/221010415
Publicado em

29/12/2022

Páginas

97-115

Capítulo

6

Resumo

Este trabalho se propõe a relacionar publicidade, identidade e futebol a partir do olhar sobre a produção do Cartaz da Copa do Mundo FIFA de Futebol da Edição 2010, realizada no continente africano, mais precisamente na África do Sul. Buscando contemporanear tais manifestações, tomou-se o campo dos Estudos Culturais como base teórica na tentativa de compreender aspectos explícitos ou subentendidos na produção do pôster de divulgação do evento. Este estudo integra-se a outro mais amplo, que visa à análise da coleção dos vinte e dois pôsteres da Copa do Mundo FIFA de Futebol, que tem sua produção situada entre os anos de 1930 e 2022. Esta investigação segue a abordagem qualitativa e a técnica do estudo de caso. Pode-se indicar como resultados obtidos a partir da análise texto-visual do cartaz que: 1) os preceitos do eurocentrismo permanecem vivos nos produtos comunicacionais da atualidade, em específico, no objeto deste estudo: o cartaz da edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol na África, em 2010; e 2) verifica-se a presença de elementos conceituais do eurocentrismo explicitados na obra de Shohat e Stam (2006), onde explanam sobre diversos modos de comunicação nos países subdesenvolvidos e submissos à estrutura colonial e eurocêntrica.

Palavras-chave

: Estudos Culturais, Pôster, Publicidade, Identidade, Copa do Mundo FIFA de Futebol na África em 2010.

Autor(a) Correspondente
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