PSICOLOGIA NO CONTEXTO ESCOLAR: POSSÍVEIS INTERVENÇÕES COM ADOLESCENTES NA PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

Code: 201001910
Downloads
37
Views
135
Compartilhe
Título

PSICOLOGIA NO CONTEXTO ESCOLAR: POSSÍVEIS INTERVENÇÕES COM ADOLESCENTES NA PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

Autores(as):
  • Luciane Melchiors

  • Camila De Freitas Moraes

  • Maria Gabriela Junqueira Pernambuco Barboza Gomes

DOI
  • DOI
  • 10.37885/201001910
    Publicado em

    02/04/2021

    Páginas

    175-185

    Capítulo

    12

    Resumo

    O presente artigo é uma revisão bibliográfica que utilizou a obra ficcional "13 Reasons Why", traduzida para o português como "Os 13 Porquês". Esta obra retrata o suicídio de Hannah Becker, uma adolescente que expõe, por meio de gravações fitas cassetes, os motivos que a levaram ao ato suicida. Considerando os altos índices de mortes de adolescentes por auto-extermínio, tem-se que o suicídio de jovens se tornou uma questão de Saúde Pública e Saúde Mental. Assim, buscou-se neste trabalho destacar a atuação dos profissionais da Psicologia dentro do contexto escolar, em especial, na prevenção do suicídio de adolescentes. Para isso, o artigo parte da compreensão de que o suicídio transcende uma questão filosófica, sendo em si mais uma questão social. Desta forma, o processo de escuta e acolhimento psicológico na escola pode favorecer o sujeito que, além das angústias próprias da fase de desenvolvimento que caracteriza a adolescência, apresenta uma inclinação suicida; oferecendo um espaço de escuta para falar abertamente sobre seus afetos e, consequentemente, ressignificar seus desejos, prevenindo a realização do ato suicida em si.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Suicídio. Psicologia do Adolescente. Psicologia Educacional. Saúde Mental.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    Este site utiliza cookies. Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Ao continuar você concorda com a nossa política de utilização de cookies.

    Continuar