PSICOLOGIA NO CONTEXTO ESCOLAR: POSSÍVEIS INTERVENÇÕES COM ADOLESCENTES NA PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

Code: 201001910
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Título

PSICOLOGIA NO CONTEXTO ESCOLAR: POSSÍVEIS INTERVENÇÕES COM ADOLESCENTES NA PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

Autores(as):
  • Luciane Melchiors

    Melchiors, Luciane

  • Camila De Freitas Moraes

    Moraes, Camila de Freitas

  • Maria Gabriela Junqueira Pernambuco Barboza Gomes

    Gomes, Maria Gabriela Junqueira Pernambuco Barboza

DOI
10.37885/201001910
Publicado em

03/04/2021

Páginas

175-185

Capítulo

12

Resumo

O presente artigo é uma revisão bibliográfica que utilizou a obra ficcional "13 Reasons Why", traduzida para o português como "Os 13 Porquês". Esta obra retrata o suicídio de Hannah Becker, uma adolescente que expõe, por meio de gravações fitas cassetes, os motivos que a levaram ao ato suicida. Considerando os altos índices de mortes de adolescentes por auto-extermínio, tem-se que o suicídio de jovens se tornou uma questão de Saúde Pública e Saúde Mental. Assim, buscou-se neste trabalho destacar a atuação dos profissionais da Psicologia dentro do contexto escolar, em especial, na prevenção do suicídio de adolescentes. Para isso, o artigo parte da compreensão de que o suicídio transcende uma questão filosófica, sendo em si mais uma questão social. Desta forma, o processo de escuta e acolhimento psicológico na escola pode favorecer o sujeito que, além das angústias próprias da fase de desenvolvimento que caracteriza a adolescência, apresenta uma inclinação suicida; oferecendo um espaço de escuta para falar abertamente sobre seus afetos e, consequentemente, ressignificar seus desejos, prevenindo a realização do ato suicida em si.

Palavras-chave

Suicídio. Psicologia do Adolescente. Psicologia Educacional. Saúde Mental.

Autor(a) Correspondente
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