PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO FUNCIONAL E PARTICIPAÇÃO SOCIAL DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL BASEADO NA CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE INCAPACIDADE E SAÚDE – CIF

Code: 230412846
23
0
Título

PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO FUNCIONAL E PARTICIPAÇÃO SOCIAL DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL BASEADO NA CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE INCAPACIDADE E SAÚDE – CIF

Autores(as):
  • Livia Marcello Zampieri

    Zampieri, LM

  • Luzia Iara Pfeifer

    Pfeifer, LI

DOI
10.37885/230412846
Publicado em

31/05/2023

Páginas

135-148

Capítulo

9

Resumo

A Paralisia Cerebral (PC) engloba um grupo de desordens permanentes do desenvolvimento do movimento e postura, causando limitações nas atividades que são atribuídas a distúrbios não progressivos que ocorrem no desenvolvimento fetal ou cérebro infantil. A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) é um sistema de classificação da função e incapacidade e, por se tratar de uma classificação extensa e complexa que abrange vários aspectos (funções do corpo, estruturas do corpo, atividades e participação e fatores ambientais) existe a possibilidade de se agrupar os códigos mais relevantes para diferentes doenças, formando-se os “Core Sets”. Objetivo: Elaborar um protocolo para avaliar o desempenho funcional de crianças com Paralisia Cerebral baseado na CIF. Método: O estudo foi realizado em quatro etapas: 1) Desenvolvimento do protocolo: seleção e agrupamento dos códigos da CIF mais relevantes para crianças com PC e elaboração de um protocolo inicial, 2) Análise do protocolo pela população-alvo: aplicação do protocolo junto a cuidadores de crianças com PC e crianças com desenvolvimento típico afim de verificar a clareza dos itens, 3) Análise do protocolo-versão 2 por um comitê de especialistas: os itens considerados “não claros” pelos cuidadores foram excluídos ou reescritos, sendo elaborado o protocolo-versão 2, o qual foi enviado a 10 juízes, especialistas na área de neuropediatria para verificar a validade de conteúdo e 4) Aplicação do DFS-PC junto a população alvo: após a revisão feita pelos juízes, foi elaborado a versão final do protocolo do Desempenho Funcional e Social de crianças com Paralisia Cerebral DFS-PC que foi aplicado junto a cuidadores de crianças com PC e de crianças com desenvolvimento típico. Resultados: Como resultado obteve-se o Protocolo do Desempenho Funcional e Social de crianças com paralisia cerebral DFS-PC, o qual apresenta 111 questões distribuídas em 16 domínios. A confiabilidade intra avaliadores e inter avaliadores foi considerada entre satisfatória e excelente na maioria dos domínios. O DFS-PC é considerado sensível para detectar diferenças entre crianças com PC em relação a crianças com desenvolvimento típico, apresentando diferença significativa em 12 dos 16 domínios através do Teste de Mann-Whitney. Apresentando excelente consistência interna com o valor de 0,9028 (pelo Alpha de cronbach), o que indica que os itens têm pertinências semelhantes. Conclusão: Conclui-se que este protocolo é considerado válido, confiável e adequado para ser aplicado na população de crianças com paralisia cerebral.

Palavras-chave

Paralisia Cerebral, Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, Participação Social, Criança, Diversidade, Equidade, Inclusão.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.