PROTEÍNAS ALTERNATIVAS COMO INGREDIENTE DE ENRIQUECIMENTO DE ALIMENTOS: UMA REVISÃO DA LARVA DE TENÉBRIO COMUM (TENEBRIO MOLITOR)

Code: 210805894
33
7
Título

PROTEÍNAS ALTERNATIVAS COMO INGREDIENTE DE ENRIQUECIMENTO DE ALIMENTOS: UMA REVISÃO DA LARVA DE TENÉBRIO COMUM (TENEBRIO MOLITOR)

Autores(as):
  • Ana Paula Dutra Resem Brizio

    Brizio, Ana Paula Dutra Resem

  • Carolina Garcia Marques

    Marques, Carolina Garcia

  • Islaine Kelle Pacheco Orriz

    Orriz, Islaine Kelle Pacheco

  • Andressa Jantzen da Silva Lucas

    Lucas, Andressa Jantzen da Silva

DOI
10.37885/210805894
Publicado em

01/10/2021

Páginas

79-97

Capítulo

6

Resumo

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) estima que a população mundial será superior a 9 bilhões de pessoas em 2050. À medida que os números populacionais aumentam, os recursos naturais estão sendo rapidamente desgastados. Insetos comestíveis, com sua alta eficiência de conversão alimentar e fecundidade, bem como seu espaço mínimo para criação, certamente representam uma solução vantajosa para combater a insegurança alimentar atual e futura. Os insetos comestíveis são um recurso dietético valioso, tanto em quantidade quanto em qualidade nutricional. Eles oferecem aos consumidores muitas calorias, proteínas, gorduras, vitaminas, e minerais. Recentemente, em janeiro de 2021, as larvas de Tenebrio molitor foram os primeiros insetos a receber habilitação para uso em alimentos nos países membros da União Europeia. Atualmente no Brasil não há regulamentação específica que permita sua produção e comercialização, as empresas interessadas em utilizar insetos na produção de alimentos devem solicitar junto à Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) avaliação de sua segurança, e caso esta seja demonstrada, a autorização de uso é concedida. Apesar dos avanços, os insetos ainda são uma fonte de alimentos pouco explorada e consumida por aqui. A produção de insetos para consumo em larga escala tem como principal desafio a popularização desta fonte alternativa de nutrientes. Nesse sentido, o presente capítulo visa contribuir com informações técnicas que possam auxiliar os leitores a compreender os principais aspectos relacionadas à criação das larvas de tenebrio comum, seu processamento e qualidade nutricional.

Palavras-chave

Fontes proteicas, Insetos comestíveis, Tenebrio molitor.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.