PROTAGONISMO ESTUDANTIL: A EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO-PILOTO DESENVOLVIDO COM PROFESSORES E ESTUDANTES DO IFPI - SÃO JOÃO DO PIAUÍ
Alcemir Horácio Rosa
Rosa, Alcemir Horácio
Daniel Nascimento E Silva
Nascimento e Silva, Daniel
Marcus Marcelo Silva Barros
Barros, Marcus Marcelo Silva
30/07/2022
114-132
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EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: TEORIAS, PRÁTICAS, DESAFIOS, REFLEXÕES E TENDÊNCIAS
As práticas educativas brasileiras têm sido bastante questionadas nos últimos anos sobre sua eficácia. Isso porque essa educação ainda não conseguiu integrar suas práticas com as atuais mudanças sociais, estruturais e tecnológicas. A pandemia do Covid-19 colocou o sistema educacional à prova. Embora essa educação defenda um processo formativo mais progressista, tecnológico e inovador; com o uso de metodologias ativas de aprendizagem, o que foi observado é que as instituições não estavam realmente preparadas para tal. Muitas escolas permaneceram fechadas durante o isolamento social por falta de metodologia alternativa, o que rompeu com o processo educacional de seus alunos. Isso reforça a ideia de que a nova realidade educacional exige um processo de ensino-aprendizagem de forma diferente e ativa, que leve o aprendizado para além dos muros institucionais. Objetivo: Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de um projeto-piloto desenvolvido no campus São João do Piauí do IFPI. Metodologia: Utilizou a metodologia científica-tecnológica, desenvolvida por meio de quatro etapas básicas: identificação da questão norteadora, coleta de dados, organização das informações e estruturação da resposta. A metodologia permitiu organizar os relatos sobre as experiências de desenvolvimento do projeto-piloto, a metodologia, planejamento, execução e resultados. A proposta foi executada em 2020 e o formato permaneceu ativo até fevereiro de 2022 como alternativa para manter os alunos em processo educacional ativo durante o isolamento social da Covid-19. Resultados: Os resultados mostraram que a) o projeto foi capaz de promover a adaptação das novas propostas metodológicas, b) estimular o protagonismo dos alunos, que c) passaram a desenvolver estudos mais autônomos e proativos. Conclusão: O protagonismo estudantil foi despertado porque o projeto se mostrou uma via possível para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem e deixou de ser uma proposta de curto prazo para ser a metodologia oficial de ensino durante todo o período de isolamento social.
Práticas Docentes. Projeto-piloto. Protagonismo. Autonomia. Proatividade.
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