PROSA CIENTÍFICA: O USO DE PLATAFORMAS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS ENTRE ESTUDANTES E O MERCADO DE ATUAÇÃO

Code: 230713752
6
0
Título

PROSA CIENTÍFICA: O USO DE PLATAFORMAS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS ENTRE ESTUDANTES E O MERCADO DE ATUAÇÃO

Autores(as):
  • Marcus Vinicius Silva Oliveira

    Oliveira, Marcus Vinicius Silva

  • Lucas Leão Nascimento

    Nascimento, Lucas Leão

  • Samuel Carlos Silva

    Silva, Samuel Carlos

  • Thaís Karine De Lima Rezende

    Rezende, Thaís Karine de Lima

  • Pedro Henrique De Souza Borges

    Borges, Pedro Henrique de Souza

  • Elaine Kikuti

    Kikuti, Elaine

DOI
10.37885/230713752
Publicado em

31/08/2023

Páginas

1014-1024

Capítulo

79

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH XII

Resumo

A pandemia do COVID-19 trouxe consigo grandes desafios na área da educação, especialmente no que diz respeito ao ensino e, consequentemente, manutenção do engajamento dos discentes no contexto de isolamento social. Nesse cenário, uma série de entrevistas no formato digital foram idealizadas com o intuito de promover um diálogo interativo entre estudantes da área de química com profissionais da química nas mais diversas áreas de atuação. As entrevistas foram realizadas no formato próximo ao de podcast, utilizando uma abordagem mais descontraída objetivando aproximar o convidado dos espectadores e, por isso, o projeto foi intitulado “Prosa Científica”. Oito prosas foram realizadas, sendo que a maioria dos eventos foram transmitidos pela plataforma YouTube. O impacto gerado pelo projeto foi avaliado por meio de formulários do Google Forms, sendo que 232 respostas foram registradas, em sua maioria de discentes do curso de Química Industrial da Universidade Federal de Uberlândia. Além disso, o projeto alcançou aproximadamente 1000 visualizações totais no YouTube, sendo que dessas 362 foram registradas ao vivo durante a realização das prosas. O presente estudo pode pavimentar futuros projetos de extensão que visem fomentar o conhecimento científico e motivar estudantes de graduação de uma forma geral.

Palavras-chave

Divulgação científica, modalidade remota, podcasts, extensão.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.