PROSA CIENTÍFICA: O USO DE PLATAFORMAS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS ENTRE ESTUDANTES E O MERCADO DE ATUAÇÃO
Marcus Vinicius Silva Oliveira
Oliveira, Marcus Vinicius Silva
Lucas Leão Nascimento
Nascimento, Lucas Leão
Samuel Carlos Silva
Silva, Samuel Carlos
Thaís Karine De Lima Rezende
Rezende, Thaís Karine de Lima
Pedro Henrique De Souza Borges
Borges, Pedro Henrique de Souza
Elaine Kikuti
Kikuti, Elaine
31/08/2023
1014-1024
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A pandemia do COVID-19 trouxe consigo grandes desafios na área da educação, especialmente no que diz respeito ao ensino e, consequentemente, manutenção do engajamento dos discentes no contexto de isolamento social. Nesse cenário, uma série de entrevistas no formato digital foram idealizadas com o intuito de promover um diálogo interativo entre estudantes da área de química com profissionais da química nas mais diversas áreas de atuação. As entrevistas foram realizadas no formato próximo ao de podcast, utilizando uma abordagem mais descontraída objetivando aproximar o convidado dos espectadores e, por isso, o projeto foi intitulado “Prosa Científica”. Oito prosas foram realizadas, sendo que a maioria dos eventos foram transmitidos pela plataforma YouTube. O impacto gerado pelo projeto foi avaliado por meio de formulários do Google Forms, sendo que 232 respostas foram registradas, em sua maioria de discentes do curso de Química Industrial da Universidade Federal de Uberlândia. Além disso, o projeto alcançou aproximadamente 1000 visualizações totais no YouTube, sendo que dessas 362 foram registradas ao vivo durante a realização das prosas. O presente estudo pode pavimentar futuros projetos de extensão que visem fomentar o conhecimento científico e motivar estudantes de graduação de uma forma geral.
Divulgação científica, modalidade remota, podcasts, extensão.
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