PROPOSTAS ARQUITETÔNICAS MONTESSORIANAS PARA UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL EM MARIZÓPOLIS - PB.

Code: 230312268
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Título

PROPOSTAS ARQUITETÔNICAS MONTESSORIANAS PARA UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL EM MARIZÓPOLIS - PB.

Autores(as):
  • Maria Pereira

    Pereira, Maria

  • Marina Oliveira

    Oliveira, Marina

  • Emanoella Matias

    Matias, Emanoella

  • Rafael Abrantes

    Abrantes, Rafael

DOI
10.37885/230312268
Publicado em

30/09/2023

Páginas

93-111

Capítulo

6

Resumo

Objetivo: O objetivo geral deste trabalho é desenvolver propostas arquitetônicas para a escola pública de ensino fundamental Júlia Maria Carvalho da Silva em Marizópolis - PB para tornar os seus espaços adequados ao método Montessori. Métodos: Este trabalho adotou o método de pesquisa de abordagem qualitativa e finalidade aplicada, devido a sua dinâmica de relação entre as condições do objeto de estudo e a aplicação do método Montessori. O referido trabalho foi organizado em três etapas: o primeiro concentra em uma revisão bibliográfica acerca dos temas relacionados à arquitetura escolar e do método Montessori; em seguida, levantou-se dados fotográficos do objeto de estudo e todos os detalhes técnicos da pesquisa; por fim, confrontou-se a estrutura física existente com sugestão de propostas de melhorias para ambientes utilizados pelas crianças. Resultados: Os resultados obtidos mostram que os ambientes analisados pela pesquisa não se enquadram na arquitetura Montessori, onde é notável a falta de estrutura arquitetônica adequada à infância e a escassez de recursos lúdicos e atrativos, fatores que acabam interferindo e impossibilitando a implementação de melhores projetos e abordagens pedagógicas para a formação dos alunos. Conclusão: A conclusão é que o edifício escolar necessita passar por reformas para se adequar de modo satisfatório ao aprendizado infantil, assim, percebeu-se que a pedagogia Motessoriana pode ser uma boa opção, pois o método Montessori possibilita à criança o desenvolvimento de importantes habilidades para a vida, através de um ambiente rico em possibilidades de aprendizagem e liberdade.

Palavras-chave

Arquitetura escolar, Escola infantil, Pedagogia Montessoriana.

Autor(a) Correspondente
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