PROPOSTA METODOLÓGICA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E ACHADOS EM DOCUMENTOS NORTEADORES CURRICULARES
Mariana Rocha Hosken Aviz
Aviz, Mariana Rocha Hosken
Bruna Carolina De Lima Siqueira Dos Santos
Santos, Bruna Carolina de Lima Siqueira dos
Paulo Roberto Serpa
Serpa, Paulo Roberto
30/09/2023
155-174
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EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE: POSSIBILIDADES E DESAFIOS EM PESQUISA
O presente estudo se refere a um recorte de pesquisa de mestrado em andamento que tem como foco a Alfabetização Científica. No presente recorte que se insere no campo da Educação Ambiental, pensando a Alfabetização Científica no contexto da educação básica. Tem-se por objetivo: Explorar a base conceitual da Alfabetização Científica e seu contexto da prática orientado por direcionamentos curriculares. Partimos de uma perspectiva de pesquisa qualitativa (MINAYO, 2001), tendo como metodologia de coleta de dados a análise documental (GIL, 2008). Os dados coletados permitiram chegar a alguns resultados significativos que resultaram na conceituação da Alfabetização Científica – AC e em três potentes categorias: Ciências à Luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Tradução da BNCC nas Práticas docentes e Práticas avaliativas. Conclui-se que AC, é uma abordagem fundamental no que se refere a busca pela capacitação dos alunos frente ao mundo real. Evidenciou-se que, ela não se limita a transmitir informações científicas, mas a desenvolver a capacidade cruciais para formação. A BNCC, enquanto documento norteador para currículos nacionais, embora ainda aborde o tema sem muita incipiente, apresenta embasamento para práticas e inserção da AC.
Alfabetização Científica, Letramento Científico, Currículo, Práticas docentes, Práticas avaliativas.
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