PROPOSTA METODOLÓGICA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E ACHADOS EM DOCUMENTOS NORTEADORES CURRICULARES

Code: 230814193
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Título

PROPOSTA METODOLÓGICA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E ACHADOS EM DOCUMENTOS NORTEADORES CURRICULARES

Autores(as):
  • Mariana Rocha Hosken Aviz

    Aviz, Mariana Rocha Hosken

  • Bruna Carolina De Lima Siqueira Dos Santos

    Santos, Bruna Carolina de Lima Siqueira dos

  • Paulo Roberto Serpa

    Serpa, Paulo Roberto

DOI
10.37885/230814193
Publicado em

30/09/2023

Páginas

155-174

Capítulo

11

Resumo

O presente estudo se refere a um recorte de pesquisa de mestrado em andamento que tem como foco a Alfabetização Científica. No presente recorte que se insere no campo da Educação Ambiental, pensando a Alfabetização Científica no contexto da educação básica. Tem-se por objetivo: Explorar a base conceitual da Alfabetização Científica e seu contexto da prática orientado por direcionamentos curriculares. Partimos de uma perspectiva de pesquisa qualitativa (MINAYO, 2001), tendo como metodologia de coleta de dados a análise documental (GIL, 2008). Os dados coletados permitiram chegar a alguns resultados significativos que resultaram na conceituação da Alfabetização Científica – AC e em três potentes categorias: Ciências à Luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Tradução da BNCC nas Práticas docentes e Práticas avaliativas. Conclui-se que AC, é uma abordagem fundamental no que se refere a busca pela capacitação dos alunos frente ao mundo real. Evidenciou-se que, ela não se limita a transmitir informações científicas, mas a desenvolver a capacidade cruciais para formação. A BNCC, enquanto documento norteador para currículos nacionais, embora ainda aborde o tema sem muita incipiente, apresenta embasamento para práticas e inserção da AC.

Palavras-chave

Alfabetização Científica, Letramento Científico, Currículo, Práticas docentes, Práticas avaliativas.

Autor(a) Correspondente
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