PROPOSTA INICIAL DE MARCO TEÓRICO SOBRE O FEMINISMO DECOLONIAL INDÍGENA NA EPT
Claudionor Renato da Silva
Silva, Claudionor Renato da
01/07/2021
151-170
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EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADE: PERSPECTIVA CRÍTICA E DECOLONIAL NO ESPAÇO ESCOLAR E NÃO-ESCOLAR
O presente trabalho parte da seguinte problemática: admitindo-se que a EPT (Educação Profissional e Tecnológica) assegura em sua legislação que em seus cursos a inserção da cultura e da sociedade do entorno em que as IF (Institutos Federais) são instaladas, o que inclui, evidentemente, o público dos povos e nações indígenas, que relação pode ser estabelecida entre a EPT brasileira e a teoria do Feminismo Decolonial Indígena (FDI), abarcando, assim, o público de mulheres indígenas? A metodologia do Marco Teórico foi adotada para que, a partir de produções em periódicos brasileiros fossem possíveis a reflexão e a construção de uma investigação ensaística sobre o tema, na forma de uma proposta inicial. Os resultados indicam um Marco Teórico com relatos bem sucedidos sobre a presença de jovens e mulheres indígenas nos cursos da EPT dos Institutos Federais, relatos esses, subsidiados por potencial referencial do FDI. A conclusão do estudo, ainda em andamento, aponta para consolidação do Marco Teórico o que inclui aprimoramentos da teoria do FDI com protagonismo e autoria das mulheres indígenas brasileiras, o que será de grande utilidade aos estudos de gênero na Educação Sexual, bem como, aos estudos da EPT.
Marco Teórico. Feminismo Decolonial Indígena. EPT. Gênero.
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