PROPOSTA DE HELIODON ALTERNATIVO PARA GRADUANDOS DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO – PROJETO E ESTUDO EM MAQUETES

Code: 210805851
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Título

PROPOSTA DE HELIODON ALTERNATIVO PARA GRADUANDOS DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO – PROJETO E ESTUDO EM MAQUETES

Autores(as):
  • Adriana Petito de A. Silva Castro

    Castro, Adriana Petito de A. Silva

  • Gustavo Masteguin Carmelossi

    Carmelossi, Gustavo Masteguin

DOI
10.37885/210805851
Publicado em

01/10/2021

Páginas

32-48

Capítulo

2

Resumo

Aliado a ferramentas computacionais que permitem o entendimento do movimento aparente do Sol, os métodos tradicionais são importantes para a compreensão desse fenômeno, pois utilizam fontes luminosas e modelos reduzidos de edificações. Com isso, pode-se produzir áreas sombreadas e iluminadas, para constatar, de forma empírica, a interação geométrica entre o objeto de estudo e a fonte luminosa. Neste contexto pode-se citar o heliodon (ou solarscópio), equipamento desenvolvido para simular a trajetória aparente do sol, em quaisquer dias, horários e latitudes da Terra. Objetivo: O objetivo principal deste trabalho foi confeccionar e testar um modelo de equipamento para experimentação projetual (heliodon alternativo), de forma a facilitar o processo de ensino-aprendizagem aos alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo. Método: A pesquisa foi dividida em etapas, considerando o estudo da trajetória aparente do sol, estabelecimento dos requisitos para o aparelho, pesquisa de tipologias existentes e, por fim, elaboração e confecção do heliodon alternativo. Resultados: Foram desenvolvidas uma maquete física e uma maquete virtual equivalentes, e ambas foram comparadas, visualmente, nos períodos de Equinócios e Solstícios, tanto no software Autodesk Revit Architecture, quanto no equipamento. Conclusão: Por meio dos resultados, notou-se similaridade no aspecto visual das sombras, tendo sido possível testar a eficiência e autenticidade do heliodon proposto.

Palavras-chave

Geometria solar, Heliodon, Maquete física, Maquete virtual.

Autor(a) Correspondente
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