PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE FÍSICA NA AMAZÔNIA SOB A LUZ DO CURRÍCULO TEMÁTICO

Code: 220207889
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Título

PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE FÍSICA NA AMAZÔNIA SOB A LUZ DO CURRÍCULO TEMÁTICO

Autores(as):
  • Yakamury Rebouças de Lira

    Lira, Yakamury Rebouças de

  • Francisco Rodrigo das Chagas Palma

    Palma, Francisco Rodrigo Das Chagas

  • Jéssica Santos Moura

    Moura, Jéssica Santos

DOI
10.37885/220207889
Publicado em

30/07/2022

Páginas

105-113

Capítulo

8

Resumo

Implementar uma proposta curricular para um curso de licenciatura, que contemple um escopo fundamentado nos conhecimentos científicos integrado aos conhecimentos do contexto onde o mesmo está implantado é um desafio. O objetivo dessa proposta é estruturar um currículo fundamentado em abordagens temáticas direcionada ao ensino superior, por meio da temática geradora do transporte fluvial, focando especificamente no curso de licenciatura em Física. Serão desenvolvidas análises que integram outras formas do conhecimento científico, tecnológico e cultural de forma integrada, através da perspectiva freiriana dos três momentos pedagógicos, direcionando para compreensão cada vez mais difundida da realidade do povo amazônico sob o enfoque CTS. A proposta é viável, podendo ter significativas contribuições na transposição didática e formação docente.

Palavras-chave

Currículo Temático, Ensino de Física, Três Momentos Pedagógicos.

Autor(a) Correspondente
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