PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE FÍSICA NA AMAZÔNIA SOB A LUZ DO CURRÍCULO TEMÁTICO



PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE FÍSICA NA AMAZÔNIA SOB A LUZ DO CURRÍCULO TEMÁTICO
Yakamury Rebouças de Lira
Francisco Rodrigo das Chagas Palma
Jéssica Santos Moura

30/07/2022
105-113
8
Implementar uma proposta curricular para um curso de licenciatura, que contemple um escopo fundamentado nos conhecimentos científicos integrado aos conhecimentos do contexto onde o mesmo está implantado é um desafio. O objetivo dessa proposta é estruturar um currículo fundamentado em abordagens temáticas direcionada ao ensino superior, por meio da temática geradora do transporte fluvial, focando especificamente no curso de licenciatura em Física. Serão desenvolvidas análises que integram outras formas do conhecimento científico, tecnológico e cultural de forma integrada, através da perspectiva freiriana dos três momentos pedagógicos, direcionando para compreensão cada vez mais difundida da realidade do povo amazônico sob o enfoque CTS. A proposta é viável, podendo ter significativas contribuições na transposição didática e formação docente.
Ler mais...Currículo Temático, Ensino de Física, Três Momentos Pedagógicos.
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: TEORIAS, PRÁTICAS, DESAFIOS, REFLEXÕES E TENDÊNCIAS
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.