PROMOVENDO A INCLUSÃO EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM

Code: 230713830
Downloads
7
Views
120
Compartilhe
Título

PROMOVENDO A INCLUSÃO EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM

Autores(as):
  • Rodolfo Masaichi Shintani

  • Ricael Spirandeli Rocha

DOI
  • DOI
  • 10.37885/230713830
    Publicado em

    30/08/2023

    Páginas

    109-124

    Capítulo

    8

    Resumo

    A Educação Inclusiva tem ganhado destaque no contexto educacional brasileiro, entretanto, muitos professores ainda relatam a falta de formação adequada para atender os alunos com necessidades especiais. Este artigo apresenta uma revisão integrativa sobre o tema do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), especialmente aplicado às aulas de Matemática, com o objetivo de promover a inclusão dos alunos. Para essa revisão, foram selecionados dois artigos com base nos descritores "Desenho Universal para Aprendizagem", "DUA em aulas de matemática" e "Desenho universal para aprendizagem em aulas de matemática". Foram excluídos estudos em língua estrangeira e trabalhos não publicados em revistas científicas. A busca foi conduzida nas plataformas acadêmicas Google Acadêmico, Scielo e Portal Capes. Os resultados da revisão destacaram a importância de fornecer aos professores momentos de reflexão sobre suas práticas, considerando que o DUA preconiza a adoção de diferentes abordagens de ensino e avaliação. Além disso, o DUA permite uma compreensão mais ampla da deficiência, contribuindo para um ambiente inclusivo e enriquecedor para todos os estudantes. Conclui-se que a aplicação do Desenho Universal para Aprendizagem nas aulas de Matemática mostra-se uma estratégia eficaz para a promoção da inclusão educacional, proporcionando aos professores meios para atender às necessidades diversas de seus alunos, garantindo assim uma educação mais igualitária e acessível.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Desenho Universal, Desenho Universal para Aprendizagem, Desenho Universal para Aprendizagem em aulas de Matemática.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    Este site utiliza cookies. Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Ao continuar você concorda com a nossa política de utilização de cookies.

    Continuar