PROMOÇÃO DA DOAÇÃO DE SANGUE: RELATO DA EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO
Amanda Regina Da Silva Góis
Góis, Amanda Regina Da Silva
Gerlene Grudka Lira
Lira, Gerlene Grudka
Ana Paula Vieira Araújo
Araújo, Ana Paula Vieira
Edla Raíssa Sousa Oliveira
Oliveira, Edla Raíssa Sousa
Ricardo Pereira Landim
Landim, Ricardo Pereira
Taís Vieira Rocha
Rocha, Taís Vieira
30/06/2023
105-112
8
CIÊNCIAS DA SAÚDE: DESAFIOS E POTENCIALIDADES EM PESQUISA - VOLUME 3
Objetivo: Relatar as experiências de discentes e docentes em um projeto de extensão sobre a promoção da doação de sangue. Método: Estudo de relato de experiência do projeto de extensão “Cuidar está no Sangue” desenvolvido em escola do ensino fundamental localizada na cidade de Petrolina, PE, Brasil no período de outubro à dezembro de 2019. Realizou-se aplicação de pré-testes, intervenções educativas fundamentadas na aprendizagem ativa e pós-testes para um total de 70 participantes, que de forma didática e colaborativa compartilharam conhecimentos com foco nas informações sobre as etapas e importância da doação voluntária de sangue. Resultados: Obteve-se no pré-teste que apenas 21,6% dos participantes conheciam as idades mínimas e máximas para homens e mulheres tornarem-se doadores de sangue; 55,2% sabiam informar quais os requisitos básicos para conseguir realizar a doação de sangue e 41,2% sabiam informar se pessoas com piercing e\ou tatuagens poderiam doar sangue. Após as intervenções educativas aplicou-se o pós-teste e 93,8% dos participantes declararam que agora pensam em tornar-se doadores de sangue no futuro. Quanto às perguntas do pós- teste, obteve-se respectivamente 75,6%, 71,4% e 57,4%, de acertos às mesmas perguntas realizadas no pré-teste. Conclusão: o estudo relata que promover a doação voluntária de sangue na escola por meio de intervenções educativas é a principal ferramenta para aumentar os números de doadores no futuro.
Ciências da Saúde, Enfermagem, Doadores de Sangue, Aprendizagem Ativa.
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