PROMOÇÃO DA DOAÇÃO DE SANGUE: RELATO DA EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO

Code: 220508920
9
0
Título

PROMOÇÃO DA DOAÇÃO DE SANGUE: RELATO DA EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO

Autores(as):
  • Amanda Regina Da Silva Góis

    Góis, Amanda Regina Da Silva

  • Gerlene Grudka Lira

    Lira, Gerlene Grudka

  • Ana Paula Vieira Araújo

    Araújo, Ana Paula Vieira

  • Edla Raíssa Sousa Oliveira

    Oliveira, Edla Raíssa Sousa

  • Ricardo Pereira Landim

    Landim, Ricardo Pereira

  • Taís Vieira Rocha

    Rocha, Taís Vieira

DOI
10.37885/220508920
Publicado em

30/06/2023

Páginas

105-112

Capítulo

8

Resumo

Objetivo: Relatar as experiências de discentes e docentes em um projeto de extensão sobre a promoção da doação de sangue. Método: Estudo de relato de experiência do projeto de extensão “Cuidar está no Sangue” desenvolvido em escola do ensino fundamental localizada na cidade de Petrolina, PE, Brasil no período de outubro à dezembro de 2019. Realizou-se aplicação de pré-testes, intervenções educativas fundamentadas na aprendizagem ativa e pós-testes para um total de 70 participantes, que de forma didática e colaborativa compartilharam conhecimentos com foco nas informações sobre as etapas e importância da doação voluntária de sangue. Resultados: Obteve-se no pré-teste que apenas 21,6% dos participantes conheciam as idades mínimas e máximas para homens e mulheres tornarem-se doadores de sangue; 55,2% sabiam informar quais os requisitos básicos para conseguir realizar a doação de sangue e 41,2% sabiam informar se pessoas com piercing e\ou tatuagens poderiam doar sangue. Após as intervenções educativas aplicou-se o pós-teste e 93,8% dos participantes declararam que agora pensam em tornar-se doadores de sangue no futuro. Quanto às perguntas do pós- teste, obteve-se respectivamente 75,6%, 71,4% e 57,4%, de acertos às mesmas perguntas realizadas no pré-teste. Conclusão: o estudo relata que promover a doação voluntária de sangue na escola por meio de intervenções educativas é a principal ferramenta para aumentar os números de doadores no futuro.

Palavras-chave

Ciências da Saúde, Enfermagem, Doadores de Sangue, Aprendizagem Ativa.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.