PROJETOS E ESTRATÉGIAS PARA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E SUA RELAÇÃO DE INTERAÇÃO ENTRE DOCENTES, DISCENTES E AS NOVAS TECNOLOGIAS

Code: 220809796
Downloads
19
Views
85
Compartilhe
Título

PROJETOS E ESTRATÉGIAS PARA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E SUA RELAÇÃO DE INTERAÇÃO ENTRE DOCENTES, DISCENTES E AS NOVAS TECNOLOGIAS

Autor(a):
  • Marcelo Rufino Bonder

DOI
  • DOI
  • 10.37885/220809796
    Publicado em

    06/09/2022

    Páginas

    598-610

    Capítulo

    43

    Resumo

    Pretende-se neste artigo abordar a transformação provocada pelo uso das novas tecnologias no ensino superior, as mudanças na prática docente e no mercado de trabalho. Neste contexto, é preciso lançar mão de novas estratégias pedagógicas, e ferramentas tecnológicas. Muda-se a maneira de ensinar e aprender. Mostrar o jornal, no caso O Estado de S. Paulo, como proposta para atividades didáticas, estimulando a interação entre professores e alunos. As principais referências que contribuíram para a realização deste artigo foram Selma Pimenta e Léa Anastasiou (2002), que tratam de temas importantes como a identidade do professor no ensino superior. Paulo Freire (1997), que aborda a mediação pedagógica como processo de interação entre professores e alunos. José Marques de Melo (2009), oferece uma contribuição importante a respeito dos gêneros jornalísticos e Celso Antunes (2001) que contribui com temas relacionados a utilização de projetos e destaca as qualidades deste tipo de método como avaliação e suas qualidades para a aprendizagem dos alunos. Enfim, este artigo tem o intuito de contribuir sugerindo projetos e estratégias para que a docência no ensino superior aconteça por meio de uma relação de interação entre docentes, discentes e as novas tecnologias, moldando desta forma uma educação de qualidade.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Docência, Comunicação, Ensino Superior, Novas Tecnologias, Projetos.

    Publicado no livro

    OPEN SCIENCE RESEARCH V

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    Este site utiliza cookies. Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Ao continuar você concorda com a nossa política de utilização de cookies.

    Continuar