PROJETOS DE FORMAÇÃO COMPARTILHADA NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Carine Daiana Binsfeld
Binsfeld, Carine Daiana
Camila Porto Giacomelli
Giacomelli, Camila Porto
Maiara Luisa Klein
Klein, Maiara Luisa
Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes
Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira
04/02/2021
331-346
20
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM PESQUISA: PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS - VOLUME 1
Objetivo: Refletir sobre a formação inicial de professores em projetos de formação compartilhada, compreendendo que o compartilhamento como premissa e produto deste processo pode desencadear novas aprendizagens relativas à sua futura atividade docente. Métodos: A pesquisa foi desenvolvida a partir do acompanhamento da organização de projetos de pesquisa e extensão fundamentados pelos pressupostos teóricos e metodológicos da Teoria Histórico-Cultural (THC) que possui como método de pesquisa o materialismo histórico e dialético. Estes foram organizados por meio de princípios orientadores que contemplaram a sistematização dos projetos e princípios executores que se efetivaram em seu desenvolvimento. Resultados: Ao participar de projetos de formação compartilhada, os sujeitos envolvidos têm a possibilidade de discutirem e refletirem sobre questões relacionadas à formação inicial de professores, aprendizagem sobre a organização do ensino de matemática e sobre conhecimentos didáticos e científicos do conteúdo, planejamento e desenvolvimento de ações na escola. Isso proporciona a apropriação de novos conhecimentos no âmbito de um espaço para aprendizagem da docência na perspectiva de um coletivo. Considerações finais: Espaços formativos desenvolvidos tendo como premissa e produto o compartilhamento e organizados por meio de propostas intencionalmente organizadas para atender as demandas relacionadas à atividade pedagógica, podem oferecer condições dos participantes envolvidos tornarem-se sujeitos de sua atividade, constituída com o outro.
Pesquisa em Educação Matemática. Projetos de formação compartilhada. Formação inicial de professores.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.