PROJETOS DE FORMAÇÃO COMPARTILHADA NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Code: 201202457
27
7
Título

PROJETOS DE FORMAÇÃO COMPARTILHADA NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Autores(as):
  • Carine Daiana Binsfeld

    Binsfeld, Carine Daiana

  • Camila Porto Giacomelli

    Giacomelli, Camila Porto

  • Maiara Luisa Klein

    Klein, Maiara Luisa

  • Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes

    Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira

DOI
10.37885/201202457
Publicado em

04/02/2021

Páginas

331-346

Capítulo

20

Resumo

Objetivo: Refletir sobre a formação inicial de professores em projetos de formação compartilhada, compreendendo que o compartilhamento como premissa e produto deste processo pode desencadear novas aprendizagens relativas à sua futura atividade docente. Métodos: A pesquisa foi desenvolvida a partir do acompanhamento da organização de projetos de pesquisa e extensão fundamentados pelos pressupostos teóricos e metodológicos da Teoria Histórico-Cultural (THC) que possui como método de pesquisa o materialismo histórico e dialético. Estes foram organizados por meio de princípios orientadores que contemplaram a sistematização dos projetos e princípios executores que se efetivaram em seu desenvolvimento. Resultados: Ao participar de projetos de formação compartilhada, os sujeitos envolvidos têm a possibilidade de discutirem e refletirem sobre questões relacionadas à formação inicial de professores, aprendizagem sobre a organização do ensino de matemática e sobre conhecimentos didáticos e científicos do conteúdo, planejamento e desenvolvimento de ações na escola. Isso proporciona a apropriação de novos conhecimentos no âmbito de um espaço para aprendizagem da docência na perspectiva de um coletivo. Considerações finais: Espaços formativos desenvolvidos tendo como premissa e produto o compartilhamento e organizados por meio de propostas intencionalmente organizadas para atender as demandas relacionadas à atividade pedagógica, podem oferecer condições dos participantes envolvidos tornarem-se sujeitos de sua atividade, constituída com o outro.

Palavras-chave

Pesquisa em Educação Matemática. Projetos de formação compartilhada. Formação inicial de professores.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.