PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIÊNCIA CIDADÃ: A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CIENTISTAS
Nijima Novello Rumenos
Rumenos, Nijima Novello
Thiago Paoli
Paoli, Thiago
Maria De Lourdes Spazziani
Spazziani, Maria de Lourdes
30/08/2022
179-191
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EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: PESQUISA, APLICAÇÃO E NOVAS TENDÊNCIAS - VOLUME 2
Em meio a grave crise ambiental que vivenciamos em nosso tempo, fruto do profundo descompromisso do ser humano em relação ao meio ambiente, surge a necessidade de se buscar soluções para evitar o colapso ambiental que se aproxima. Neste contexto, surge a Educação Ambiental (EA). Uma das abordagens que pode ser utilizada pelas instituições de ensino no desenvolvimento da EA é a Ciência Cidadã. Esse termo descreve parcerias entre cientistas e voluntários, os quais possuem efetiva participação em coletas e/ou análises de dados científicos. O grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Ambiental, Sustentabilidade e Ambientalização (GEPEASA), criado em 2017, vinculado ao programa de pós-graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” desenvolve projetos sobre EA com ênfase na Ciência Cidadã e alguns deles busca o engajamento dos cidadãos cientistas e a motivação deles para realizarem atividades de cunho científico. Os projetos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa citado são importantes, pois envolvem as questões ambientais em seus mais diversos aspectos e buscam mapear e estruturar novas perspectivas das relações socioambientais que regem a interação entre o ser humano e a natureza. Através da união desses projetos nasce a Rede Casa da Natureza (RCN), a qual busca aproximar cidadãos com a natureza, principalmente através da relação desses sujeitos com a Universidade. Essa criação foi essencial para o sucesso dos projetos que serão descritos por esta pesquisa, promovendo a articulação de pessoas, discussões sobre os temas socioambientais, divulgação dos projetos, entre outras ações.
Projetos de Educação Ambiental, Processo Formativo, Engajamento.
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