PROJETO PEDAL ALÉM DA VISÃO: DA EDUCAÇÃO POPULAR A EDUCAÇÃO ESPECIAL EM UMA AÇÃO COLETIVA FORMADORA

Code: 230914341
1
0
Título

PROJETO PEDAL ALÉM DA VISÃO: DA EDUCAÇÃO POPULAR A EDUCAÇÃO ESPECIAL EM UMA AÇÃO COLETIVA FORMADORA

Autores(as):
  • Fabiana Leite De Souza

    De Souza, Fabiana Leite

  • Tiago Oliveira De Lima

    LIMA, Tiago Oliveira de

  • Zayre Almeida De Lavor

    LAVOR, Zayre Almeida

  • Jonas Juvenal Da Silva

    SILVA, Jonas Juvenal

  • José Souza Neto

    NETO, José de Souza

DOI
10.37885/230914341
Publicado em

15/11/2023

Páginas

135-149

Capítulo

9

Resumo

Este projeto aborda a educação social imbricada a educação especial/inclusão social, que são trabalhadas através da prática pedagógica de ensinamento do ciclismo adaptado a pessoas com deficiência visual, no município de Cuiabá-MT. A parceria realizada ocorreu entre professores da Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT e professores do Ensino Fundamental, pertencentes a rede municipal de educação de Cuiabá-MT. Esse projeto acontecerá em espaços não-convencionais de formação (parques municipais de Cuiabá, que possuem ciclovias adequadas. Os sujeitos participantes desse projeto serão as pessoas com deficiência visual, professores da educação básica, professores da UNEMAT e a comunidade externa em geral. Essa ação mediadora e cooperativa entre a universidade e os profissionais da educação básica de Cuiabá, proporcionará um novo espaço e novas experiências, decorrentes da prática esportiva do ciclismo adaptado, com a finalidade de trabalhar a cultura da inclusão, o protagonismo da pessoa com deficiência visual, o reconhecimento e a superação de múltiplas barreiras, O projeto terá a vigência de um ano, e posteriormente poderá se enquadrar como fluxo contínuo.

Palavras-chave

Ensino Superior. Educação Social. Ciclismo Adaptado. Inclusão. Educação Especial.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.