PROJETO FUTURE-SE NA AMAZÔNIA: POR UMA CULTURA DO PENSAR NO ESTADO DO PARÁ

Code: 221211508
Downloads
1
Views
0
Compartilhe
Título

PROJETO FUTURE-SE NA AMAZÔNIA: POR UMA CULTURA DO PENSAR NO ESTADO DO PARÁ

Autor(a):
  • Aline Gomes Moraes

DOI
  • DOI
  • 10.37885/221211508
    Publicado em

    30/08/2023

    Páginas

    115-131

    Capítulo

    7

    Resumo

    O presente trabalho é um artigo científico sobre o projeto Future-se na Amazônia, um projeto de cunho filosófico- literário que tem por objetivo fundar o pensamento filosófico paraense, a fim de incentivar a consciência do sujeito histórico paraense para a valorização da sua identidade amazônida e do seu protagonismo no lugar que habita. O artigo procura refletir sobre o descaso do paraense com a sua identidade, muitas vezes, demonstrado pela desvalorização da sua cultura, vestimentas típicas e espaços e patrimônios públicos que o identificam com tal, em troca de outras culturas ou do apagamento da que subjaz. Por meio das aulas de Filosofia, constatou-se duas situações problema que podem ser a causa do descaso e da desvalorização com a identidade paraense e com o seu protagonismo que são: a ausência de uma cultura do pensar intencional no sistema educacional e popular dos paraenses e de um pensamento coeso, lógico e estruturado de um pensar filosófico paraense. Desta forma, faz-se necessário o enfrentamento da problemática e possibilitar que o que falta nesse processo seja refletido e norteie ações para instaurar um novo paradigma que transformará a situação atual. O artigo tem por finalidade apontar soluções e sugerir como proposta de intervenção, um novo sistema educacional, oriundo de um novo paradigma pedagógico, filosófico literário que se chama: projeto Future-se na Amazônia. Data feita, o novo paradigma de Educação oriundo da autoafirmação do pensamento filosófico paraense estruturar-se-á com o lançamento do método AAPP referente às palavras: ambientação, apresentação, perguntas, produção de conteúdos e conhecimentos, que são os pilares da Pedagogia da Amazônia Paraense como novo modelo de paradigma para a educação do futuro na Amazônia e dos sujeitos históricos paraenses na conjuntura atual que coloca a Amazônia como celeiro global de recursos para salvaguarda do planeta.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Filosofia, Crianças, Amazônia, Paradigma, Educação.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.