PROJETO EXECUTIVO CURATORIAL DE UM EVENTO ARTÍSTICO – UMA EXPERIÊNCIA POR MEIO DO DESIGN THINKING

Code: 210705229
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Título

PROJETO EXECUTIVO CURATORIAL DE UM EVENTO ARTÍSTICO – UMA EXPERIÊNCIA POR MEIO DO DESIGN THINKING

Autores(as):
  • Gláucia de Salles Ferro

    Ferro, Gláucia de Salles

  • Julia Lis

    Lis, Julia

  • Verônica Wesolowski

    Wesolowski, Verônica

DOI
10.37885/210705229
Publicado em

19/10/2021

Páginas

213-228

Capítulo

14

Resumo

Objetivo: Este artigo apresenta uma experiência colaborativa ocorrida junto a um grupo de 20 estudantes de pós-graduação em história da arte e curadoria. Essa experiência ocorreu por meio de um processo de design thinking e teve por objetivo criar um projeto executivo curatorial de um evento artístico a se realizar no Brasil. Método: O artigo apresenta uma revisão bibliográfica, o modelo MOPDET de aplicação, o projeto e um infográfico, caracterizando esta investigação como qualitativa e exploratória por meio da pesquisa-ação. Resultados: Os resultados mostram que uma disciplina de um curso de pós-graduação pode se desenvolver por meio do design thinking, de modo lúdico, colaborativo e on-line para que a essência de conteúdo seja evidenciada. Conteúdos inusitados foram incorporados e compartilhados naturalmente na fase de pesquisa. Conclusão: o uso do design thinking atende com eficácia as demandas de uma disciplina de pós-graduação que, no caso apresentado, envolveu tanto a pesquisa histórica quanto instrumentos de planejamento e gestão para a realização de um evento. Além disso, o uso de um infográfico como síntese do desenvolvimento do projeto pode servir para divulgar o resumo do que foi planejado e o próprio curso.

Palavras-chave

Design thinking, Projeto executivo curatorial, Colaboração.

Autor(a) Correspondente
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