PROGRAMAS DE INSERÇÃO E DE INDUÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES EM INÍCIO DE CARREIRA
Bertrand Luiz Corrêa Lima
Lima, Bertrand Luiz Corrêa
Reginaldo Fernando Carneiro
Carneiro, Reginaldo Fernando
02/06/2021
370-396
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EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM PESQUISA: PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS - VOLUME 3
Este artigo é parte de uma dissertação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora. Este texto tem por objetivo apresentar e refletir sobre diferentes programas de inserção e de indução docente. Para tanto, discute-se ações de indução profissional do professor em início de carreira em vários países, identificando suas potencialidades e seus limites. A partir de uma revisão bibliográfica sobre a indução profissional docente, apresenta-se informações relacionados a esses programas de acompanhamento do professor em início de carreira. Analisa-se esses programas a partir do referencial teórico sobre formação de professores e sobre a indução profissional docente em início de carreira. Este estudo evidenciou a relevância desses programas para a inserção de professores e que, mesmo sendo uma iniciativa importante em diversos países, ainda há necessidade de expansão de políticas públicas obrigatórias voltadas a programas de indução profissional no Brasil. Além disso, percebe-se que alguns programas de indução e mentoria são bem-sucedidos em melhorar a satisfação no trabalho, a permanência de novos professores na carreira e o apoio no processo de descoberta e de sobrevivência desses profissionais recém formados.
Início de carreira docente, Inserção docente, Formação de continuada.
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