PROGRAMAS DE INSERÇÃO E DE INDUÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES EM INÍCIO DE CARREIRA

Code: 210303729
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Título

PROGRAMAS DE INSERÇÃO E DE INDUÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES EM INÍCIO DE CARREIRA

Autores(as):
  • Bertrand Luiz Corrêa Lima

    Lima, Bertrand Luiz Corrêa

  • Reginaldo Fernando Carneiro

    Carneiro, Reginaldo Fernando

DOI
10.37885/210303729
Publicado em

02/06/2021

Páginas

370-396

Capítulo

25

Resumo

Este artigo é parte de uma dissertação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora. Este texto tem por objetivo apresentar e refletir sobre diferentes programas de inserção e de indução docente. Para tanto, discute-se ações de indução profissional do professor em início de carreira em vários países, identificando suas potencialidades e seus limites. A partir de uma revisão bibliográfica sobre a indução profissional docente, apresenta-se informações relacionados a esses programas de acompanhamento do professor em início de carreira. Analisa-se esses programas a partir do referencial teórico sobre formação de professores e sobre a indução profissional docente em início de carreira. Este estudo evidenciou a relevância desses programas para a inserção de professores e que, mesmo sendo uma iniciativa importante em diversos países, ainda há necessidade de expansão de políticas públicas obrigatórias voltadas a programas de indução profissional no Brasil. Além disso, percebe-se que alguns programas de indução e mentoria são bem-sucedidos em melhorar a satisfação no trabalho, a permanência de novos professores na carreira e o apoio no processo de descoberta e de sobrevivência desses profissionais recém formados.

Palavras-chave

Início de carreira docente, Inserção docente, Formação de continuada.

Autor(a) Correspondente
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