PROGRAMAS DE GINÁSTICA E NÍVEIS DE HABILIDADES MOTORAS EM CRIANÇAS

Code: 221010736
9
0
Título

PROGRAMAS DE GINÁSTICA E NÍVEIS DE HABILIDADES MOTORAS EM CRIANÇAS

Autores(as):
  • Ana Carolina Fernandes Da Silva

    DA SILVA, Ana Carolina Fernandes

  • Taiza Daniela Seron Kiouranis

    KIOURANIS, Taiza Daniela Seron

  • Vitor Antonio Cerignoni Coelho

    COELHO, Vitor Antonio Cerignoni

DOI
10.37885/221010736
Publicado em

29/12/2022

Páginas

242-258

Capítulo

16

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH VII

Resumo

O desenvolvimento de habilidades motoras desde a infância constrói um terreno fértil para a continuidade do processo de desenvolvimento das crianças. Sendo assim, a Ginástica para crianças, pode ser uma ferramenta interessante nesse processo, pois permite o desenvolvimento integral desde a primeira infância, promovendo o desenvolvimento e a aprendizagem de habilidades básicas e específicas, além da inserção social da criança. Nesse sentido, o objetivo desse estudo foi verificar a influência de programas de Ginástica sobre os níveis das habilidades motoras de crianças. Defendeu-se a hipótese de que, as crianças que participam de programas de Ginástica apresentam níveis de habilidades motoras superiores ao final da intervenção quando comparados aos níveis apresentados antes da participação no programa. Para isso, foi realizado uma pesquisa bibliográfica em três bases de dados SciELO, Portal Regional da BVS e Portal de Periódicos Capes, no período de 05 de abril de 2021 a 26 de maio de 2021, gerando na busca 485 artigos, dos quais, após aplicação dos filtros (publicações nos últimos dez anos, idiomas português e cruzamento de palavras-chave), foram selecionados 13 artigos que contemplavam o objetivo do estudo. Após as análises, identificou-se que os resultados são semelhantes entre aqueles que realizaram intervenções e/ou apenas analisaram o desenvolvimento das crianças, demonstrando melhores habilidades motoras após os testes iniciais e finais. Com isso, compreende-se que crianças, quando submetidas a propostas bem estruturadas que estimulam o desenvolvimento motor em diferentes ambientes, tendem a apresentar maior nível de desenvolvimento do que aquelas que estão apenas inseridas em atividades não estruturadas.

Palavras-chave

Desenvolvimento Motor, Destreza Motora, Ginástica, Educação Infantil.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.