PROGRAMAS DE GINÁSTICA E NÍVEIS DE HABILIDADES MOTORAS EM CRIANÇAS

Code: 221010736
Downloads
10
Views
102
Compartilhe
Título

PROGRAMAS DE GINÁSTICA E NÍVEIS DE HABILIDADES MOTORAS EM CRIANÇAS

Autores(as):
  • Ana Carolina Fernandes Da Silva

  • Taiza Daniela Seron Kiouranis

  • Vitor Antonio Cerignoni Coelho

DOI
  • DOI
  • 10.37885/221010736
    Publicado em

    29/12/2022

    Páginas

    242-258

    Capítulo

    16

    Resumo

    O desenvolvimento de habilidades motoras desde a infância constrói um terreno fértil para a continuidade do processo de desenvolvimento das crianças. Sendo assim, a Ginástica para crianças, pode ser uma ferramenta interessante nesse processo, pois permite o desenvolvimento integral desde a primeira infância, promovendo o desenvolvimento e a aprendizagem de habilidades básicas e específicas, além da inserção social da criança. Nesse sentido, o objetivo desse estudo foi verificar a influência de programas de Ginástica sobre os níveis das habilidades motoras de crianças. Defendeu-se a hipótese de que, as crianças que participam de programas de Ginástica apresentam níveis de habilidades motoras superiores ao final da intervenção quando comparados aos níveis apresentados antes da participação no programa. Para isso, foi realizado uma pesquisa bibliográfica em três bases de dados SciELO, Portal Regional da BVS e Portal de Periódicos Capes, no período de 05 de abril de 2021 a 26 de maio de 2021, gerando na busca 485 artigos, dos quais, após aplicação dos filtros (publicações nos últimos dez anos, idiomas português e cruzamento de palavras-chave), foram selecionados 13 artigos que contemplavam o objetivo do estudo. Após as análises, identificou-se que os resultados são semelhantes entre aqueles que realizaram intervenções e/ou apenas analisaram o desenvolvimento das crianças, demonstrando melhores habilidades motoras após os testes iniciais e finais. Com isso, compreende-se que crianças, quando submetidas a propostas bem estruturadas que estimulam o desenvolvimento motor em diferentes ambientes, tendem a apresentar maior nível de desenvolvimento do que aquelas que estão apenas inseridas em atividades não estruturadas.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Desenvolvimento Motor, Destreza Motora, Ginástica, Educação Infantil.

    Publicado no livro

    OPEN SCIENCE RESEARCH VII

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    Este site utiliza cookies. Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Ao continuar você concorda com a nossa política de utilização de cookies.

    Continuar