PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA
PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA
Marcio Pereira Junior
Bruno Henrique Fermino Goulart
Márcia Camilo Figueiredo
01/05/2022
1656-1675
132
O objetivo da pesquisa foi descrever experiências de dois residentes em química durante um Programa de Residência Pedagógica (PRP) para identificar conhecimentos adquiridos para a formação docente. A pesquisa foi de caráter qualitativo, exploratória e descritiva, e do tipo documental. Na coleta de dados, o instrumento utilizado foi diário de aulas de dois residentes do PRP de um curso de Licenciatura em Química de uma universidade pública, região norte do Estado do Paraná. O método de análise foi o de narrativas, uma vez que o ato de contar histórias faz parte do processo de construção da própria identidade do sujeito. A participação dos residentes durante o programa os oportunizou a adquirir vários conhecimentos, como elaborar o planejamento de ensino, a se organizar e executar as atividades previstas no colégio, a reconfigurar a prática pedagógica docente para atender demandas da sala de aula, souberam o que fazer para aproximar o aluno com a química e o cotidiano, avaliaram de maneira contínua e não fragmentada, aprenderam a ver o erro no experimento investigativo como um aliado para a retomada do ensino.
Ler mais...Planejamento de aula, Prática pedagógica, Avaliação contínua.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.