PROFISSÃO PSICÓLOGO(A): A ANSIEDADE DO ESTUDANTE NA CRIAÇÃO DO VÍNCULO TERAPÊUTICO NO ATENDIMENTO ONLINE NO CONTEXTO DA COVID 19
Jeanne dos Santos Oliveira Marques Dantas
Dantas, Jeanne dos Santos Oliveira Marques
Darielly Machado Ribeiro
Ribeiro, Darielly Machado
31/07/2021
165-176
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Desde a década de 60, Psicologia perpassa por transformações importantes que posicionaram a ciência psicológica no contexto histórico social do país. A partir do ano 2000, inicia-se o marco regulatório do atendimento psicológico online pelo CFP, modalidade que até então, ainda não difundida massivamente no Brasil. Com o início da pandemia do Covid-19 (Sars-CoV-2), amplia-se o desafio do ensino EAD e prática psicológica em um ambiente virtual, sendo necessária a rápida adaptação e aprendizagem, ora por parte dos profissionais experientes adaptados ao setting terapêutico, ora pelos estudantes em fase de estágio, que precisam conciliar teoria e prática neste momento da vida acadêmica. Esta mudança abrupta pode desencadear sintomas ansiogênicos que impactariam o objetivo de estabelecer o bom vínculo terapêutico durante o estágio, o que objeto deste estudo. Para elaboração deste artigo, foram utilizadas as bases SCIELO, BVS/Medline como também a literatura cinzenta. Considerando a configuração atual nos atendimentos online foram apontadas as normativas do Conselho Federal de Psicologia, bem com as orientações práticas recomendas na literatura. Nos resultados, discutiu-se sobre a importância da necessidade de aprimoramento contínuo, além das supervisões clínicas para o sucesso do vínculo terapêutico
Prática Psicológica, atendimento online, Covid-19, Ansiedade.
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