PROFESSORADO, AUTOCUIDADO E IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO DE REVISÃO

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Título

PROFESSORADO, AUTOCUIDADO E IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO DE REVISÃO

Autores(as):
  • Ana Paula Barbosa Silvestre

  • Braulley Joseph Freire Santos

  • Renata Louise Ferreira Lemos

  • Marianne Louise Marinho Mendes

DOI
  • DOI
  • 10.37885/220308343
    Publicado em

    31/07/2022

    Páginas

    149-161

    Capítulo

    12

    Resumo

    NTRODUÇÃO: Os impactos da pandemia foram numerosos para diversas áreas da sociedade, em especial a educação, percebe-se que os professores sofreram diretamente os efeitos destes, necessitando reinventar-se e adaptar-se à nova realidade de ensino. OBJETIVO: Analisar as dificuldades vivenciadas pelos professores da Educação Superior no que se refere ao autocuidado, no contexto da Pandemia da COVID-19. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão de literatura, as Bases de Dados utilizadas para as buscas dos artigos foram: Biblioteca virtual em saúde, Portal da CAPES e Scientific Electronic Library Online. Os descritores: “Professores Universitários” e “Pandemia da covid-19”. RESULTADOS: Ao todo foram encontrados 275 artigos, e escolhidos 08 conforme os critérios de inclusão pré-estabelecidos. Os estudos enfatizam o autocuidado desses profissionais, trazem discussões desde a saúde mental a aspectos ergonômicos. DISCUSSÃO: A transição para o ensino remoto gerou tanto adaptações, improvisações e adequações à sala de aula, como consequências negativas pois as variáveis estudadas foram significativamente associadas com menor nível de Qualidade de Vida relacionada à Saúde. CONCLUSÃO: Por fim, dentre as novas preocupações e incertezas quanto ao futuro da educação e danos gerados ao processo de ensino, destacam-se problemas psicológicos, posturais, sobrepeso, dificuldades de conciliar as tarefas domésticas com o estudo e/ou trabalho, medo e outros. Estes caracterizados como impactos, somam às dificuldades já conhecidas pelos docentes universitários, como falta de assistência e sobrecarga de trabalho. Desta forma, faz-se necessário o desenvolvimento de práticas efetivas que estimulem o autocuidado e melhorias na qualidade de vida e de trabalho dos professores do ensino superior.

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    Palavras-chave

    Docentes, Saúde mental, Qualidade de vida, Doença viral COVID-19

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