PRODUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE JOGOS NAS SALAS DE AULAS DE HISTÓRIA: UMA POSSIBILIDADE LÚDICA PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NUMA ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM RORAIMA
Herika Fabiola Barros de Souza Oliveira Valle
Valle, Herika Fabiola Barros de Souza Oliveira
Suelen Mayane Galvão
Galvão, Suelen Mayane
03/05/2021
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ENSINO DE HISTÓRIA: HISTÓRIAS, MEMÓRIAS, PERSPECTIVAS E INTERFACES
O presente trabalho é fruto de um projeto de aprendizagem no componente curricular História, desenvolvido coletivamente com alunos das turmas de 8° e 9° anos da Escola Estadual Euclides da Cunha, na cidade de Boa Vista, Roraima. Partiu da inquietação de fazer os alunos, vivendo a fase da adolescência, verem sentido ou importância em aprender História em sala de aula, uma vez que geralmente tendem a considerá-la entediante e insignificante no seu cotidiano. A pesquisa é do tipo pesquisa-ação, conforme disposto por Thiollent. Tomou-se como base algumas orientações teóricas-metodológicas no processo de ensino e aprendizagem de História de autores que versam nessa temática. O ato de ensinar e aprender não está numa mera transposições de conteúdos ou informações, todavia, se dá no entrelaçamento dos saberes, dos valores, das práticas, dos problemas e do contexto. O jogo, se trazido de maneira intencional e com objetivo-fim no processo educacional, coloca em seu bojo a possibilidade de se aprender de maneira lúdica e significativa, numa perspectiva de temporalidade e contemporaneidade.
Produção e uso de jogos, Aulas de História, Aprendizagem Lúdica e significativa.
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