PRODUÇÃO DE SABÃO COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL UTILIZANDO ÓLEO DE COZINHA RESIDUAL E PLANTAS DO CERRADO
Bruna Rocha Vissoso
Vissoso, Bruna Rocha
Nicole Tavares Moreno
Moreno, Nicole Tavares
Caroline Nogueira Marcelino
Marcelino, Caroline Nogueira
Rafael Henrique Swa
Swa, Rafael Henrique
Bruna Garbellini Miacci
Miacci, Bruna Garbellini
Mariana Carolina Chaves de Sá
Sá, Mariana Carolina Chaves de
Lucinéia dos Santos
Santos, Lucinéia dos
01/10/2021
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O descarte incorreto de resíduos domésticos produzidos pela população é uma problemática cada vez mais comum atualmente. Esta prática tem promovido o desequilíbrio ambiental e a ocorrência de muitas doenças. Um exemplo disso é o óleo vegetal, muito utilizado na fritura de alimentos, que frequentemente encontra um destino final indesejável após sua utilização, causando impactos negativos diretos e indiretos à natureza e à saúde humana, sendo estes principalmente decorrentes da poluição hídrica e do solo. Dentro deste contexto, o Projeto de Extensão Sabão Sustentável, atuando na cidade de Assis, interior do Estado de São Paulo, teve como objetivo implementar alternativas biossustentáveis que permitisse o aproveitamento do óleo residual de cozinha, valorizasse as plantas nativas do Cerrado brasileiro, promovesse a promoção social e, por meio das redes sociais, a educação ambiental. Nesta direção, foi proposto o desenvolvimento de produtos de limpeza a partir do óleo residual de cozinha contendo extratos de barbatimão (Stryphnodendron adstringens (Mart.) Coville) e de citronela (Cymbopogon winterianus Jowitt ex Bor). Em adição, a capacitação dos colaboradores da Associação Filantrópica Alvorada – AFA, para que pudessem produzir e suprir a necessidade dos sabões utilizados em sua lavanderia, e por fim, a realização de atividades educativas. De modo geral, todas as etapas foram concluídas, exceto a capacitação presencial dos colaboradores da AFA, em razão da pandemia pela COVID-19. Contudo, as palestras, mesas de conversas e postagens, realizadas por meio das redes sociais permitiram o despertar de uma consciência ambiental, não somente entre os alunos, mas em todo o público participante.
Sustentabilidade, Conscientização, Óleo de cozinha residual, Cerrado.
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