PRODUÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO E CONSUMO DOS PRODUTOS E SUBPRODUTOS CAPRINOS E OVINOS NO NORDESTE DO BRASIL

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Título

PRODUÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO E CONSUMO DOS PRODUTOS E SUBPRODUTOS CAPRINOS E OVINOS NO NORDESTE DO BRASIL

Autores:
  • Maria Izabel de Souza Sá Nascimento

  • Edja Sabrina Sá Santos

  • Ana Maria Duarte Cabral

  • Hidelberg Oliveira Albuquerque

  • Héldon José Oliveira Albuquerque

  • Maria Josilaine Matos dos Santos

  • Marcos Vinícios Vieira dos Santos

  • Lucas do Vale Duarte

  • Viviana Rivieri da Silva Lima

  • Girlene Cordeiro de Lima Sanyos

DOI
  • DOI
  • 10.37885/220508813
    Publicado em

    08/06/2022

    Páginas

    57-68

    Capítulo

    4

    Resumo

    A cadeia produtiva da caprinovinocultura desempenha um papel de extrema importância social, cultural e econômica para Nordeste brasileiro. Logo, objetivou-se revisar as evidências da cadeia produtiva, consumo e comercialização dos principais produtos e subprodutos caprinos e ovinos no Nordeste do Brasil. O levantamento dos dados científicos utilizados no presente trabalho foi realizado a partir de bases eletrônicas SciELO, CAPES, Web of Science, Google e livros eletrônicos e nos sites como IBGE e EMBRAPA, considerando trabalhos publicadas no período de 2000 a 2021. A região Nordeste possui grande potencial para geração de renda para produtores caprinovinocultores. Porém, existem fatores relacionados a produção, como ascondições higiênicas de manejo muitas das vezes inadequadas, a falta de abatedouros legalizados e pouca tecnificação do produto final, que implicam na demanda dosconsumidores, que a cada dia exigem produtos de melhor qualidade. Logo, considerando a importância da atividade para a economia regional e nacional, são necessários maiores investimentos na cadeia produtiva da caprinovinocultura nordestina, entre elas, melhorias no manejo de criação e nutricional do rebanho, a implementação de novos abatedouros legalizados, melhorias na qualidade microbiológica da carne, assim como a padronização dos cortes, e agregação de valor aos produtos (carne e leite) e subprodutos como as vísceras (coração, rins, fígado, intestinos, rúmen e o sangue), pele e esterco.

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    Palavras-chave

    Produtos, Subprodutos, Comércio, Caprinos, Ovinos.

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