PROCESSO DIDÁTICO NO ENSINO DA METODOLOGIA CIENTÍFICA

Code: 230412629
12
0
Título

PROCESSO DIDÁTICO NO ENSINO DA METODOLOGIA CIENTÍFICA

Autor(a):
  • Jéssica Rosa De Castro

    Castro, Jéssica Rosa De

DOI
10.37885/230412629
Publicado em

10/05/2023

Páginas

318-342

Capítulo

12

Resumo

A proposta deste trabalho ´e analisar as práticas pedagógicas da disciplina de metodologia científica e sua abordagem no contexto escolar. Elabora-se a perspectiva teórica indicando o panorama de como esta disciplina aparece nos livros e nos projetos pedagógicos dos cursos. Analisa-se a importância da pesquisa e da escrita científica no meio acadêmico, instruindo a descoberta de novos saberes. As análises apontam o crescimento da pesquisa científica e o desenvolver da escrita científica na atualidade. Apresenta-se o quanto a pesquisa está presente no cotidiano e sua relação com as práticas pedagógicas aplicadas nos cursos superiores e a falta de evolução na didática da disciplina de metodologia científica. O estudo indica a necessidade de atualizações das práticas pedagógicas ena forma da abordagem dos conteúdos.

Palavras-chave

Metodologia científica, Pesquisa científica, Ciência, Processo didático, Práticas pedagógicas.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.