PROCESSO DECISÓRIO DE COMPRA E CARACTERIZAÇÃO DO CONSUMIDOR DE CARNE BOVINA NA CIDADE DE PALMAS- TO
PROCESSO DECISÓRIO DE COMPRA E CARACTERIZAÇÃO DO CONSUMIDOR DE CARNE BOVINA NA CIDADE DE PALMAS- TO
Clauber Rosanova
Geovanne Ferreira Rebouças
Marilia Gomes Ismar
Mirian Das Mercês Pereira da Silva
Paulo Vitor Divino Xavier de Freitas
Walter Augusto dos Santos Marinho
Douglas Messias Lamounier Camargos Rezende
28/01/2021
524-534
35
O presente trabalho desenvolveu-se com o objetivo de identificar e analisar os fatores que afetam a decisão, o hábito de compra, a frequência, a motivação e as preferências dos consumidores em relação à qualidade, características organolépticas, praticidade, sazonalidade, apresentação do produto, higiene do ponto de venda e principalmente preço da carne bovina na cidade de Palmas-TO, com o intuito de apresentar aos comerciantes deste produto quem são seus reais consumidores e que tipo de serviços ou produtos devem ser oferecidos para atendê-los com qualidade. Pretendeu-se observar se características sócio demográficas de sexo, idade, estado civil, renda e tempo dedicado ao trabalho pelos consumidores afetaram as decisões de compra. Foi realizada uma pesquisa descritiva a partir de um levantamento do tipo Survey, com base em um corte transversal, com variáveis quantitativas e qualitativas, totalizando 400 entrevistas pessoais nos pontos de venda, utilizando-se questionários estruturados apenas com questões fechadas. Complementarmente, foi realizada uma pesquisa de dados bibliográficos, estatísticas do setor, consulta a revistas especializadas, buscando sugerir estratégias aos agentes desta cadeia produtiva que maximizem a satisfação, o consumo e a fidelização de seus clientes, cada vez mais exigentes, seletivos e bem informados. Percebeu-se que o consumidor de carne bovina da cidade de Palmas/TO possui em sua maioria uma percepção sobre a qualidade da matéria prima a ser adquirida, que há predomínio do sexo feminino nos pontos de venda, que a carne vermelha é a preferida dos consumidores, que o principal local de compras foram os supermercados, a carne resfriada foi a mais procurada, entre a população do sexo masculino há predomínio do consumo de carnes e cortes com maiores teores de gordura e que apesar da quase totalidade dos entrevistados conhecerem o carimbo do S.I.F e sua finalidade a maioria dos consumidores não verifica no ato da compra se o produto foi ou não inspecionado. O fator preço foi o maior condicionante das relações de consumo no tocante a quantidade, periodicidade e motivação de compra. O conhecimento e o foco orientado para o consumidor é fundamental para se antecipar às suas necessidades e desejos, superando as suas expectativas; essas características foram identificadas como básicas para que as organizações possam satisfazê-lo, com vistas a manter a sua fidelidade.
Ler mais...agronegócio, consumo, mercado, perfil socioeconômico.
EXTENSÃO RURAL: PRÁTICAS E PESQUISAS PARA O FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR - VOLUME 1
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.