PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM USO DO COMPUTADOR PARA CRIANÇAS COM ESPECTRO AUTISTA

Code: 201001674
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Título

PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM USO DO COMPUTADOR PARA CRIANÇAS COM ESPECTRO AUTISTA

Autores(as):
  • Ednael Macedo Felix

    Felix, Ednael Macedo

  • Jéssica de Oliveira Maia

    Maia, Jéssica de Oliveira

  • Jéssica Oliveira Ferreira

    Ferreira, Jéssica Oliveira

  • José Inácio Lopes Lima

    Lima, José Inácio Lopes

DOI
10.37885/201001674
Publicado em

08/12/2020

Páginas

503-512

Capítulo

33

Resumo

Por ser uma síndrome comportamental humana o Transtorno do Espectro Autista - TEA é caracterizado pela disfunção tanto na linguagem como na comunicação, assim como no próprio convívio social, ocorrendo ainda variações comportamentais que vão de leves a severas. Os desafios encontrados na aprendizagem ficam a cargo de como desenvolver e manter a comunicação, intersubjetividade, imaginação e raciocínio. Evidenciam-se controvérsias sobre qual método educacional seria adequado para cada indivíduo, para tanto este artigo objetiva estudar os benefícios da adesão do computador como instrumento de aprendizagem por monitores e pais de crianças autistas, que atuam dando suporte na educação de crianças com TEA. Para este estudo utilizou-se a técnica de grupo focal, e questionário aplicado entre abril e maio de 2018. Fundamentando-se em estudos e bibliografias que tomam por embasamento a Teoria do Construcionismo baseada na realização de uma ação concreta, que resulta em um produto palpável, desenvolvido com o auxilio do computador.

Palavras-chave

Espectro, Autismo, Tecnologias, Ensino, Aprendizagem.

Autor(a) Correspondente
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