PROCESSO DE ENSINO DE FARMACOLOGIA NO CONTEXTO REMOTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Taiane Rodrigues da Costa
Costa, Taiane Rodrigues da
Rauan de Alcântara Alexandre
Alexandre, Rauan de Alcântara
Ana Alinne Gomes da Penha Penha
Penha, Ana Alinne Gomes da Penha
Luis Rafael Leite Sampaio
Sampaio, Luis Rafael Leite
31/05/2022
83-90
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O processo de ensino e aprendizagem na pandemia tornou-se um desafio para discente e docente, pois tiveram que incorporar tecnologias disponíveis que viabilizassem o acesso ao sistema de ensino remoto para contornar adversidades, como a paralisação das atividades presenciais de ensino em sala da aula. O presente estudo busca relatar a experiência de discentes, acadêmicos de Enfermagem, como monitores da disciplina de Farmacologia da Universidade Regional do Cariri, no auge da pandemia da Covid-19. Trata-se de um relato de experiência vivenciado por acadêmicos de Enfermagem vinculados às atividades de monitoria, segundo o edital n° 01/2020, sob orientação dos docentes da disciplina de Farmacologia. As ações foram realizadas no período de 14 de abril a 15 de junho de 2021 em ambiente remoto utilizando as plataformas Google Meet e Google Classroom. As atividades síncronas e assíncronas foram utilizadas com os 23 discentes que cursam a disciplina, revisão com aulas expositivas dialogadas, metodologias ativas, resolução de casos clínicos como forma de inovação em estratégias de ensinagem que atraíssem a atenção e o engajamento da turma. Constatou-se que a adequação da didática se faz necessária em um contexto onde o ensino encontra-se em processo de adaptação, para que assim seja possível obter um ensino de qualidade, visando à diminuição de prejuízos devido à implantação do modelo de ensino remoto.
Aprendizagem, Ensino, Farmacologia, COVID-19, SARS-CoV-2, Enfermagem.
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