PROCESSO DE ENSINO DE FARMACOLOGIA NO CONTEXTO REMOTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Code: 220408536
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Título

PROCESSO DE ENSINO DE FARMACOLOGIA NO CONTEXTO REMOTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores(as):
  • Taiane Rodrigues da Costa

    Costa, Taiane Rodrigues da

  • Rauan de Alcântara Alexandre

    Alexandre, Rauan de Alcântara

  • Ana Alinne Gomes da Penha Penha

    Penha, Ana Alinne Gomes da Penha

  • Luis Rafael Leite Sampaio

    Sampaio, Luis Rafael Leite

DOI
10.37885/220408536
Publicado em

31/05/2022

Páginas

83-90

Capítulo

6

Resumo

O processo de ensino e aprendizagem na pandemia tornou-se um desafio para discente e docente, pois tiveram que incorporar tecnologias disponíveis que viabilizassem o acesso ao sistema de ensino remoto para contornar adversidades, como a paralisação das atividades presenciais de ensino em sala da aula. O presente estudo busca relatar a experiência de discentes, acadêmicos de Enfermagem, como monitores da disciplina de Farmacologia da Universidade Regional do Cariri, no auge da pandemia da Covid-19. Trata-se de um relato de experiência vivenciado por acadêmicos de Enfermagem vinculados às atividades de monitoria, segundo o edital n° 01/2020, sob orientação dos docentes da disciplina de Farmacologia. As ações foram realizadas no período de 14 de abril a 15 de junho de 2021 em ambiente remoto utilizando as plataformas Google Meet e Google Classroom. As atividades síncronas e assíncronas foram utilizadas com os 23 discentes que cursam a disciplina, revisão com aulas expositivas dialogadas, metodologias ativas, resolução de casos clínicos como forma de inovação em estratégias de ensinagem que atraíssem a atenção e o engajamento da turma. Constatou-se que a adequação da didática se faz necessária em um contexto onde o ensino encontra-se em processo de adaptação, para que assim seja possível obter um ensino de qualidade, visando à diminuição de prejuízos devido à implantação do modelo de ensino remoto.

Palavras-chave

Aprendizagem, Ensino, Farmacologia, COVID-19, SARS-CoV-2, Enfermagem.

Autor(a) Correspondente
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