PROBLEMAS INVESTIGATIVOS NO ENSINO DE FÍSICA PARA O ESTUDO DO MOVIMENTO
André S. De França
França, A. S.
João Paulo Da S. Alves
Alves, J. P. S.
Renato Germano
Germano, Renato
Damião Pedro M. Filho
Filho, D. P. M.
Charles Da R. Silva
Silva, C. R.
30/08/2022
162-178
11
EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: PESQUISA, APLICAÇÃO E NOVAS TENDÊNCIAS - VOLUME 2
A presente pesquisa aborda sobre a coleta e análise de dados em tempo real, em atividades experimentais de Física em sala de aula, utilizando ambos: software para PC e aplicativos para celular. As atividades foram dispostas em três etapas baseadas no Ensino por Investigação e na Modelagem Matemática. Na primeira atividade utilizou-se o Audacity e o Phyphox para a coleta do tempo e cálculo da velocidade; na segunda atividade o uso do Tracker permitiu fazer a análise gráfica de um carro de controle remoto em movimento e, por último, um estudo em que o valor da aceleração da gravidade foi obtido por meio do deslizamento de uma porca metálica através de um fio de nylon. Mostra-se que o uso de tecnologias atrai a atenção dos alunos para o tema proposto e assim este pode se concentrar na análise e interpretação.
Experimentação, Cinemática, Ensino de Física, Sequência Didática, Modelagem Matemática.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.