PROBLEMAS INVESTIGATIVOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA DA ESCOLA BÁSICA COM O PENSAMENTO COMPUTACIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA MOBILIZADOR À APRENDIZAGEM
Aline Silva de Bona
Bona, Aline Silva de
Natália Bernardo Nunes
Nunes, Natália Bernardo
Rafaela da Silva Bobsin
Bobsin, Rafaela da Silva
Anelise Lemke Kologeski
Kologeski, Anelise Lemke
28/04/2021
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CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO: TECNOLOGIAS EMERGENTES EM COMPUTAÇÃO - VOLUME 2
Diante da falta de inclusão digital no Ensino Básico, o presente trabalho relata algumas das atividades desenvolvidas em um projeto de extensão com estudantes do Ensino Fundamental como público-alvo, aplicado em parceria com instituições de ensino do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. O objetivo das oficinas foi contextualizar a Matemática com o Pensamento Computacional, por meio da resolução de problemas investigativos, compartilhando aqui a análise qualitativa e quantitativa de 2 problemas específicos que contemplam além da introdução a computação também contempla conceitos da disciplina de Matemática da Escola. A metodologia é um estudo teórico e um estudo de caso. Os resultados mostram um nítido aproveitamento dos alunos nas atividades propostas, chegando a aproximadamente 38% de melhoria, com a devida apropriação do Pensamento Computacional atrelada a resolução de problemas investigativos, intimamente relacionada com tarefas específicas da disciplina de Matemática. Além disso, uma metodologia inovadora que se apropria da cultura digital dos estudantes e faz uso dos pilares do pensamento computacional como roteiro de prática de sala de aula.
Inclusão digital, Educação Matemática, Problemas investigativos, Informática na Educação.
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