PRINCÍPIOS DA CRIATIVIDADE NO DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS MATEMÁTICOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

Code: 220910181
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Título

PRINCÍPIOS DA CRIATIVIDADE NO DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS MATEMÁTICOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

Autores(as):
  • Antonio Neres Oliveira

    OLIVEIRA, A. N

  • Nertan Dias Silva Maia

    MAIA, N. D. S

DOI
10.37885/220910181
Publicado em

01/11/2022

Páginas

1080-1096

Capítulo

76

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH VI

Resumo

Objetivo: O presente artigo objetiva sistematizar um conjunto de ideias alinhadas aos princípios da criatividade, à luz da fluência, flexibilidade, originalidade e elaboração, com o intuito de idear um construto de apoio ao desenvolvimento de aplicativos matemáticos para dispositivos móveis. Métodos: O processo lógico usado para atingir os objetivos do estudo remete a uma revisão bibliográfica alinhada à área da educação matemática, com o foco nos princípios da criatividade aplicados ao ensino. Ademais, foram realizados estudos teóricos acerca dos fundamentos usados no desenvolvimento de aplicativos voltados ao ensino de Matemática, assim como feito um levantamento teórico sobre as orientações gerais usadas na criação dos softwares. Resultados: Dos estudos teóricos resultou um rol sistematizado de sugestões, que culminou com a criação de um construto didático-pedagógico. O modelo propõe uma nova dimensão para as práticas atuais de desenvolvimento de aplicativos na área de Matemática, ao inserir os princípios da criatividade – fluência, flexibilidade, originalidade e elaboração –, como parte integrante das análises de requisitos no desenvolvimento de softwares para dispositivos móveis. Conclusão: No contexto das contribuições, especificamente no campo das sugestões, concluiu-se que o construto pode prestar um serviço excelente aos desenvolvedores de aplicativos matemáticos.

Palavras-chave

Criatividade, M-Learning, Construto, Ensino de Matemática, Aplicativos móveis.

Autor(a) Correspondente
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