PRINCIPAIS CONDUTAS FISIOTERAPÊUTICAS REALIZADAS NO PÓS-OPERATÓRIO DE ARTROPLASTIA DE QUADRIL

Code: 220709477
127
4
Título

PRINCIPAIS CONDUTAS FISIOTERAPÊUTICAS REALIZADAS NO PÓS-OPERATÓRIO DE ARTROPLASTIA DE QUADRIL

Autores(as):
  • Leonardo De Paula Portazio

    Portazio, Leonardo de Paula

  • Larissa De Deus Rodrigues

    Rodrigues, Larissa de Deus

  • Larissa Loiola Gomes

    Gomes, Larissa Loiola

  • Flávia Lindoso de Souza

    Souza, Flávia Lindoso de

  • Anne Karoline Monteles Matos

    Matos, Anne Karoline Monteles

  • Lívia Tawany Silva

    Silva, Lívia Tawany

  • Elenilce Rabelo Lima

    Lima, Elenilce Rabelo

  • Valtilene Teixeira Baldez

    Baldez, Valtilene Teixeira

  • André Luiz Ferreira Lima

    Lima, André Luiz Ferreira

  • Yuri Sena Melo

    Melo, Yuri Sena

DOI
10.37885/220709477
Publicado em

01/10/2022

Páginas

246-256

Capítulo

18

Resumo

Objetivo: verificar as principais condutas fisioterapêuticas realizadas no pós-operatório de artroplastia de quadril. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura o acrônimo PECO foi utilizado para a formulação da pergunta de pesquisa. Portanto ela foi estruturada assim: pacientes no pós-operatório de artroplastia de quadril expostos a tratamento fisioterapêutico apresentam melhora da qualidade de vida ou capacidade funcional? A busca dos artigos foi realizada nas seguintes bases de dados: EBSCO, Pubmed, PEDro, MEDLINE (via BVS) e Science Direct, no período de maio de 2022 e encerrada no dia 15 de junho. Foi usada a combinação das seguintes palavras chaves no campo de pesquisa: (Artroplastia OR Modalidades da fisioterapia OR Reabilitação) AND Osteoartrose AND Funcionalidade. Resultados: sete artigos compuseram esta revisão de literatura e as principais condutas realizadas foram: exercício de fortalecimento, exercício de alongamento, amplitude de movimento e exercícios associados com hidroterapia. Conclusão: os protocolos desta revisão sugerem bons resultados na melhora da força muscular, desempenho da marcha, principalmente no equilíbrio, mobilidade funcional e sintomas.

Palavras-chave

Fisioterapia, Artroplastia de quadril, Modalidades da fisioterapia, Exercício terapêutico, Tratamento conservador, Ortopedia.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.